Conecte-se

por Nereide Michel em 28/03/2024

Filmando “Nem toda história de amor acaba em morte”. Foto Luc da Silveira

-O setor audiovisual contribui  com mais de R$27 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, valor superior ao da indústria automobilística.

-O Brasil está entre os cinco maiores mercados de consumo de audiovisual –  200 milhões de espectadores.

-Na última Pesquisa Anual de Serviços, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020, o setor audiovisual gerou 111.331 oportunidades de trabalho.

-A indústria audiovisual movimenta vários setores da economia relacionados a serviços e insumos, tais como, serviços bancários e securitários, hospedagem, transporte, aluguéis de bens móveis e imóveis, alimentação, segurança, geração de impostos, bem como serviços manuais como costureiras, maquiadores, figurinistas e marceneiros.

-O Paraná ocupa a quinta posição do país em número de produtoras registradas na Ancine, é o quarto em quantidade de CPBs (Certificado de Produto Brasileiro – documento concedido à obra audiovisual não-publicitária brasileira) e ocupa a segunda posição nacional em quantidade de CRTs (Certificado de Registro de um título que assegura e autoriza a obra a ser comercializada e veiculada no Brasil). 

Dados que confirmam o potencial de um setor que desempenha um papel central no desenvolvimento de todos os países. No Brasil, atividades ligadas ao audiovisual estão no foco de iniciativas, ações e projetos que buscam ampliar ainda mais o seu alcance socioeconômico. Afinal, a expansão da capacidade produtiva e do alcance de obras brasileiras, em um mercado efetivamente global, é um desafio que requer uma abordagem ampla e coordenação entre agentes públicos e privados. Ainda mais quando se constata que as novas tecnologias de comunicação e mídia e as diferentes formas de disseminação de conteúdo têm provocado mudanças estruturais na distribuição ocupacional dos profissionais do mercado, nas habilidades técnicas e comportamentais demandadas pelo setor.

Nas lentes do filme “Relicário”/ Foto: João Monteiro

Daí a importância da realização de seminários, encontros e trocas de experiência que busquem a integração e o aperfeiçoamento dos profissionais do audiovisual a uma nova e desafiadora realidade de mercado. Com esta proposta, o  Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – SIAPAR e o Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com o apoio institucional do Sebrae/PR, realizam na  terça-feira, 02 de abril, no Campus da Indústria, o Inove SIAPAR 2024. Um dia de imersão nas questões que envolvem as diversas atividades da indústria audiovisual com palestras, workshops e empresas expositoras. O evento vai reunir representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), canais de TV, universidades, especialistas no tema e convidados.

Nos bastidores do filme “Jesus Kid”. Foto: Duda Dalzoto.

O Inove Siapar acontece num momento efervescente para o audiovisual brasileiro. A indústria foi impactada nos primeiros meses de 2024 com boas notícias como o Marco Regulatório do Fomento à Cultura e a Cota de Tela no Cinema – obrigação que as empresas exibidoras têm de incluir longas brasileiros em sua programação. Enquanto isso, leis de incentivo e fomento, como a Lei Paulo Gustavo, estão alavancando a produção nacional e regional. Jussara Locatelli, presidente do SIAPAR,  inclui nesse cenário positivo a promoção da diversidade, que contribui para um ambiente mais inclusivo nas produções. “No entanto, para se alcançar uma indústria audiovisual sólida, inclusiva, competitiva e inovadora é necessário investir na formação de técnicos qualificados e na melhoria das relações de trabalho. Elementos fundamentais para o desenvolvimento pleno do ecossistema audiovisual. O audiovisual é a linguagem do nosso tempo e múltiplas oportunidades surgem nesse contexto”, destaca a empresária. 

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÃO

A programação tem como foco os novos negócios e oportunidades proporcionados pelas tecnologias e os processos de produção da indústria do audiovisual. Desta forma, o evento é voltado a empresas do ecossistema audiovisual: da produção, que envolve a criação artística e a transformação das ideias iniciais em produtos audiovisuais, passando pela distribuição, que inclui a comercialização da produção e seu acesso aos diversos circuitos exibidores, até a exibição, que reúne o conjunto de salas de cinema, os canais de TV e os novos mecanismos de acesso via internet.

Inscrição no link  https://forms.office.com/r/jsmeFH8iJ2

O Inove Siapar 2024 tem apoio da PRF Commision e Curitiba Film Comission.