Coisas Novas

por Nereide Michel em 29/11/2017

Não é de hoje que o apelo pela opção por produtos sustentáveis, duráveis e atemporais se apresenta como uma necessidade para se evitar um ambiente desgastado e prejudicial a quem nele habita. Infelizmente muitas formas de consumo da sociedade contemporânea têm reflexo na qualidade de vida dos moradores deste nosso planeta. Por isso, cada vez mais, o termo Slow – que traduzido do inglês significa “devagar, sem pressa” –  gruda-se a palavras como Fashion, Life, Travel, Food  – Moda, Vida, Viagem, Alimentação – integrando -se ao nosso cotidiano e espalhando novas propostas de hábitos conscientes que previnam danos causados pelo excesso. O Design, que tem uma importância ímpar para quem quer viver com “beleza e funcionalidade”, não poderia ficar fora deste movimento que empunha a bandeira do “menos e melhor.”  O Slow Design segue, como no caso do Slow Fashion, todas as etapas de criação e fabricação para que estas não ignorem os preceitos da sustentabilidade.

Um exemplo de como o Slow Design está sendo absorvido pelas empresas brasileiras é dado pela paulista Futon Company, que foca a sua produção na qualidade e longevidade, através do uso de materiais naturais, reciclados e de origem controlada. Entre os itens obrigatórios que fazem parte de seu cronograma de trabalho estão a valorização do handmade; o uso de matéria-prima sustentável local, com fabricação e transformação regional dos produtos e o desenvolvimento de tecidos, que podem utilizar na sua confecção até 70% proveniente de resíduos de tecidos de algodão limpo da indústria e outros 30% de garrafas PET recicladas.  As sobras são separadas por cor e os retalhos de algodão são triturados para produzir um novo fio, já na cor do tecido. O pet entra na composição desse fio retorcido para lhe dar maior resistência. Esse processo sustentável dispensa o tingimento do fio, custoso no gasto de água e produtos químicos.

A marca também privilegia o uso de madeiras maciças nos móveis, que podem ser montados e desmontados de maneira fácil, uma contribuição à durabilidade e praticidade de um produto.

Poltrona Paulistano

 

Poltrona Peg Lev

As poltronas Paulistano e Peg Lev, que fazem parte das opções da Futon Company, exemplificam a sua preocupação com a “hiperextensão” da vida útil de um produto, pois são projetadas para passar de geração em geração sem perda de qualidade e contemporaneidade. Palha de tatame, papel de luminárias, espumas bio, algodão dos enchimentos, madeira plantada controlada e fibras de pet estão entre os componentes sustentáveis que entram na linha de produção  da empresa.