Coisas Novas

por Nereide Michel em 29/06/2023

Apesar de já estar bem difundida a proposta de ambientes automatizados – há, pelo menos, duas décadas a desejada casa dos Jetsons vem passando dos desenhos animados para a realidade – muitas dúvidas ainda pairam sobre suas inúmeras possibilidades. Principalmente entre uma faixa da população que ainda não tem muita intimidade com as facilidades tecnológicas mas pretende se inserir em um contexto cada vez mais digitalizado. A tal ponto que já não é mais possível vislumbrar uma residência, em um futuro bem próximo, que não seja automatizada. Imóveis analógicos estão se desvalorizando rapidamente no mercado diante das opções de conforto e segurança que um sistema interligado de comunicação  – comandado por aplicativos no smartphone ou pela voz de uma bem informada Alexia-  literalmente abre portas para um  “admirável mundo novo.” 

Divulgação

Se a preocupação com um custo elevado é obstáculo para realizar o sonho de ter uma casa totalmente automatizada, ela desaparece no instante em que ao lado dos benefícios que o sistema oferece é apresentado o orçamento. Como esclarece Romeu Jr., sócio da Linked, especializada no assunto, “os clientes se surpreendem quando tomam conhecimento que é possível deixar uma residência de padrão normal com as facilidades desejadas por R$80 mil reais, e até por menos, dependendo das opções escolhidas.”

Com sua experiência no setor o empresário confirma, com convicção, que a automação deve refletir as expectativas do morador. Parte dele, inserir “pequenos luxos” no cotidiano ou uma nova forma de viver com as comodidades programadas, com antecedência, como cortinas abertas pela manhã, café passado enquanto toma uma ducha aquecida na temperatura desejada, luzes acesas quando a tarde vira noite ou sofá reclinado na posição preferida.

Divulgação

Conforto, segurança e necessidade definem o perfil do potencial consumidor de uma residência automatizada, conforme analisa Romeu Jr. Não que uma opção anule a outra – elas podem ser integradas – mas é um reconhecimento importante para definir o que é imprescindível para dar início à estruturação de um projeto adotando esta avançada tecnologia.

O conforto pode ser resumido em contar com a tranquilidade de se desligar de tarefas simples para deixá-las a cargo de um sistema previamente programado para cumpri-las, como acender as luzes dos ambientes ou ligar a televisão no programa favorito. A segurança é um item que resulta de uma preocupação generalizada que, muita vezes, obriga o proprietário a adotar medidas drásticas para proteger o seu imóvel. Neste caso, a opção pode estar em programar comandos que simulem  a presença dos moradores em casa e que podem inibir a ação de ladrões. Enquanto a necessidade tem no foco principal pessoas portadoras de deficiências ou com dificuldade de locomoção. Para elas, a automação pode representar independência e superação.

Divulgação

Lembrando outro personagem, este saindo das páginas de um conto infantil – o mago da lâmpada do Aladim – sim, uma casa automatizada está pronta para atender a qualquer desejo do seu amo. Tecnologias avançadas e sistemas interligados oferecem a possibilidade de criar ambientes personalizados, como diferentes cenários de iluminação destinados ao relaxamento, concentração ou entretenimento. Com a metodologia EKAZA, empresa que gera soluções de automação, é possível, por exemplo, controlar as configurações de temperatura, música e iluminação com um simples comando de voz ou por meio de aplicativos de smartphone. Persianas abrem e fecham automaticamente e música se espalha pela casa no horário escolhido. 

Divulgação

Até os animais de estimação podem desfrutar dos benefícios da automação deixando os seus donos tranquilos mesmo nas suas ausências mais prolongadas. Romeu Jr, da Linked, recomenda, para este caso, a instalação de duas comodidades, bebedouro e alimentador conectados com o celular dos seus tutores, que podem controlar à distância por aplicativo o horário das refeições e a quantidade de água. Há também a possibilidade de instalar uma câmera Bi Direcional para monitorar ou conversar com o fiel companheiro ou fiel companheira quando se está fora. Com automação é possível também simular a presença de pessoas na residência- acender luzes, ligar televisão, fazer ruídos, enfim, para acalmar pets assustados ou estressados.

A CASA DA AUTOMAÇÃO

Divulgação

Para conhecer em detalhes todos os benefícios possibilitados pela automação residencial a sugestão é visitar uma casa totalmente conectada com esta avançada tecnologia. A Linked e a BOX MOB,  loja de móveis planejados, firmaram parceria para dividir o mesmo espaço. Assim todo o showroom compartilhado é um prático e amplo mostruário de novidades de produtos e serviços oferecidos pelas duas empresas.  O endereço é na Dr. Goulin, 1327, Juvevê.