Linkultura

por Nereide Michel em 11/07/2016

Quem viveu a efervescência da moda brasileira nos anos 80 e 90 reconhece o “raio amarelo” da Zoomp como um dos ícones de uma fase em que o jeanswear  brasileiro comandava a preferência de um público jovem e com uma boa dose de contestação. A marca surgida ainda nos anos 70, disputava público  com Forum, Ellus e Iódice, grifes igualmente comprometidas com os preceitos ditados pelo indigo blue. Mas, segundo Renato Kherlakian, seu criador, a Zoomp tinha diferenciais – “uma proposta anatômica, com  numerações intermediárias e um evidente apelo sexy”.

Para destacar o legado da Zoomp para a história da moda brasileira, seu criador se uniu à SENAI-SP Editora para lançar “Uns jeans, uns não”, publicação que compila textos escritos por Ronald Sclavi, e que conta os momentos mais importantes da marca reconstruindo quatro décadas de sua expressiva presença no mercado da indústria do vestuário do Brasil.

Entre os verbetes, Kherlakian mescla tópicos indispensáveis como “lavagem”, “denim” e “acabamentos” com outros cheios de humor e um toque transgressor como “alma”e “desejo”. Pequenas histórias de bastidores ainda não reveladas surgem a cada página. Além dos 32 anos da Zoomp em 220 páginas, o criador do raio amarelo  aponta caminhos para o mercado atual comentando o desenvolvimento tecnológico e as tendências de produção e consumo para um novo milênio vestindo jeans.