Linkultura

por Nereide Michel em 17/11/2020

A arte como expressão da sensibilidade e da criatividade é uma aliada perfeita para transformar rotinas e ambientes destinados ao acolhimento de uma parcela da população, que enfrenta situações de desgastes físicos e emocionais, e pode se beneficiar da contemplação de obras, como esculturas e pinturas, para reencontrar-se com a harmonia e a paz interior. Uma proposta abraçada pelo Hospital INC, cuja unidade no Pátio Batel dispõe de um espaço cultural para expor trabalhos de consagrados artistas plásticos. A mais recente mostra, Conexões, que abriu à visitação pública no dia 4 de novembro, inclui produções do escultor Leopoldino de Abreu e da artista plástica e curadora da exposição, Meg Gerhardt. 

Escultura Nadadora, Leopoldino de Abreu. Foto: Celso Pilati

 Para Regina Montibeller, diretora administrativa do Hospital INC, “em tempos de pandemia, estar conectado com pessoas e com o ambiente que nos cerca tornou-se ainda mais importante. Por isso, queremos trazer conexões por meio da arte e fazer essa relação com o hospital, bem como a conexão entre os artistas escolhidos, possibilitando um alento em meio ao momento vivido”.

Celso Pilati

Curadora da exposição, Meg Gerhardt confirma que a arte assume um papel ainda mais importante durante o momento da pandemia. “Com a chegada da pandemia, situações de estresse, causadas pela falta de atenção aos relacionamentos, se exacerbaram. Com estes confrontos, alguns se permitiram crescer escolhendo algo novo para aprender, em busca de superação e felicidade. Justamente a arte passa a ser o preenchimento de muitos vazios e fonte de satisfação, gerando crescimento para uma vida plena”.

Celso Pilati

Leopoldino de Abreu avalia que a atuação do artista se assemelha a do médico, uma vez que ambos buscam recuperação e qualidade de vida de seus pacientes ou admiradores. “Acredito que o médico, tal como o artista, sente uma realização e uma satisfação quando sua atuação profissional tem sucesso. Essas obras partiram de matérias brutas e incompletas que, com essa interferência e trabalho, são contempladas e interpretadas. Esse flutuar pelo espaço de arte poderá dar a eles uma nova perspectiva de olhar a vida, um novo rumo nesse cuidar da saúde e um mergulho nesse universo cultural tão interessante”.

ONDE ESTÁ

Mostra Conexões, com obras de Leopoldino Abreu e Meg Gerhardt.

Espaço Cultural INC, unidade do hospital no Pátio Batel, piso S1.

Horário de visitação: de segunda a sábado: 11h às 22h; domingos e feriados: 14h às 20h.