COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 09/11/2023

A busca pela qualidade de vida e o engajamento com causas ecológicas têm pontos em comum. E, não raras vezes, adeptos de uma alimentação saudável também estão envolvidos em ações para preservar as condições de salubridade do nosso planeta. Afinal, quando se opta por receitas que privilegiam ingredientes orgânicos também se está contribuindo para que a natureza, que nos alimenta, respire ar puro e nos devolva tal benefício em forma de bem-estar coletivo.

Não surpreende, portanto, que uma expressiva parcela da população tenha aderido aos preceitos do veganismo e sem se privar das delícias da culinária como pão de queijo, cookies e sobremesas. Distante da realidade atual está a ideia que associava sacrifícios e renúncias quando da escolha por um cardápio baseado em vegetais e fibras em detrimento a refeições  presentes costumeiramente na mesa de todo cidadão “normal”.

Segundo estudo do Boston Consulting  Grupo, o mercado de alimentos plant-based está em crescimento e pode representar até 7,7% do consumo global de proteínas até 2030. Entre os principais atrativos estão a praticidade e a conveniência, o que justifica uma demanda maior entre as novas gerações. No Brasil, os flexitarianos vegetarianos e veganos representam  mais de 14% da população, de acordo com recente pesquisa do Ibope Inteligência de Mercado. Dados que refletem também uma tendência no setor de alimentos: o investimento ampliado de empresas no segmento – inclusive com marcas totalmente voltadas a este nicho de público.

Divulgação

A Korin, com sede em Ipeúna, em São Paulo, dedica toda a sua linha de produção a alimentos que obedecem os rigorosos critérios de uma agricultura natural e sem agrotóxicos. Um dos seus lançamentos neste segundo semestre é um saboroso pão de queijo vegano, disponível em pacotes com 10 unidades. A delícia de tradição mineira não contém lactose, nem soja, é 100% vegetal e tem baixo teor de gordura saturada. O aroma é de queijo parmesão e entre os ingredientes utilizados na sua receita estão óleo de girassol, batata em flocos, levedura nutricional e sal.

E QUE TAL PREPARAR EM CASA?

A praticidade de encontrar produtos prontos para consumo nas prateleiras dos supermercados não substitui o prazer de colocar a mão na massa para preparar um cardápio vegano com assinatura própria. Aqui estão receitas de sobremesas simples de fazer – sugestões de quem conhece os benefícios de uma alimentação saudável, sem excessos, com gostinho de “quero mais” que, neste caso, é totalmente permitido. 

COOKIE VEGANO DE CHOCOLATE COM COCO BABAÇU

Ingredientes:

1 xícara de farinha de castanhas do Pará

1/2 xícara de Farinha de (coco) Babaçu da Viva Regenera

1 e 1/2 xícara de farinha de aveia

3/4 de xícara de açúcar mascavo

1/3 de xícara de óleo de coco derretido ou óleo de babaçu

1/4 de xícara de água/suco de laranja ou leite vegetal

1/2 xícara de chocolate picado

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher de café de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

1-Misture os ingredientes secos e depois adicione os molhados.

2- Coloque o chocolate picado e misture tudo novamente.

3-Em seguida, faça bolinhas achatando levemente e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 18 minutos.

(Sugestão de Mariana Cenci Weckerle do (@gurianatureba) que contou com a colaboração da Regenera Ventures, que produz as marcas : Viva Regenera, Plantopia, Viva Floresta, Cookoa Chocolates,  Mate Guayrá, Regenera Global,  Selva & Paz e Agroforestry Carbon. A influenciadora destaca a inclusão da farinha de babaçu na receita –   farinha integral fina produzida com o mesocarpo do coco babaçu de origem amazônica. )

HORA DA SOBREMESA

A arte da confeitaria é uma das conquistas dos adeptos do veganismo e suas vertentes. Afinal, dispensar uma sobremesa após as refeições não faz parte de quem segue os preceitos de uma alimentação saudável e natural.  O restaurante Purana.co, paulistano do bairro Pinheiros, destino certo dos apreciadores da culinária plant-based,  incluiu no seu menu os irresistíveis  Banoffe, Brownie e Doce do Céu. É de sua cozinha que vem dicas para o preparo destas doçuras da vida.

-A Banoffe é uma torta inglesa que leva banana, creme e toffee. Na versão vegana são usados ingredientes como leite de coco ou outros leites vegetais para fazer o doce de leite, e bases de tâmaras e nozes.

– O Brownie, tradicionalmente conhecido por sua massa densa e úmida, também foi adaptado ao estilo vegano. Ovos e lacticínios foram substituídos por ingredientes vegetais como purê de maçã, óleo de coco e abacate.

-O Doce do Céu, geralmente preparado com amêndoas, gema de ovo e açúcar, foi reinventado. Leite vegetal e açúcar demerara ou de coco substituem os ingredientes de origem animal.