Coisa Nova - Fashion

por Nereide Michel em 23/09/2020

Desde que o homem pré-histórico descobriu nas tiras de couro uma excelente proteção para os pés, o calçado começou a contar a sua história e também a dos passos da humanidade.

CALÇANDO A FAMÍLIA

História curitibana dos calçados tem um capítulo reservado à Casa Schier, que completa 90 anos em 2020. Quando ela surgiu em 1930 a capital paranaense tinha apenas 100 mil habitantes e a região do Portão e Novo Mundo era a única via de acesso para várias regiões do Estado e do país. A vizinhança era formada em sua maioria por imigrantes vindos de diversas partes do mundo. Ali também era a parada das tropas revolucionárias provindas do Sul que se organizavam antes de seguir viagem.

A República Argentina ainda era de macadame levantava poeira na passagem das carroças. Foi neste cenário que Levino Schier abriu as portas de uma loja especializada em artigos de montaria e tração animal confeccionados manualmente e em couro. O negócio acompanhou as expectativas de uma clientela que se modernizava e passou a circular de carro e ônibus. As vitrines passaram a mostrar novos produtos: elegantes e confortáveis sapatos, fabricados de acordo com a tradição da Casa Schier de trabalhar manualmente o couro. Hoje o empreendimento tem no comando Mauro, Marcos e Márcia Schier, filhos de Levino e Santa.

Segundo avalia Márcia Schier o segredo de manter uma loja em atividade por quase um século vai além da conduta empresarial em si, mas reside na forma humana “como nossos pais, Levino e Santa, tocaram o negócio seja com seus funcionários, um deles o gerente  Lode permaneceu por mais de 60 anos na casa, ou com os clientes que encontravam ali um atendimento que os fazia se sentir em casa e com vontade de voltar sempre. Por isso falamos que a frase que nos define é “Calçou seu pai, calça você e calçará seu filho”. Realmente temos várias gerações de famílias que nos acompanham como clientes até hoje”.

DE VOLTA AO PASSADO

A Casa Schier mantém a fachada original que foi tombada pelo patrimônio histórico e cultural da cidade. Em seu interior, um museu possui peças que fazem parte da sua história, como a máquina de costura manual datada de 1910 que era fundamental na fabricação de botas, botinas e chinelões de couro. Caixa registradora, telefones, banco de seleiro, máquinas de escrever, balança de pesagem a até o alvará de funcionamento, de 1937, fazem parte do acervo, assim como o primeiro livro de registro de vendas de janeiro de 1930.

OS PÉS DA MODA

História contando a evolução do sapato é tema de exposição no Ventura Shopping de Descontos, que fica no Portão, na região da quase centenária Casa Schier, que faz parte da história do calçado curitibano.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Kansas (EUA), 90% das características pessoais podem ser detectadas através da análise do estilo, preço, cor e condição do sapato. Informações e curiosidades deste indispensável acessório estão na mostra instalada no setor verde do shopping.

A mostra destaca modelos de três décadas, que apresentaram mudanças significativas no comportamento e que se refletiram nos lançamentos de roupas e acessórios: 1920, 1960 e 1990. É possível observar ainda que, com o passar dos anos e de acordo com as tendências, a moda se reinventa de maneira cíclica e traz estilos do passado, mesclando o atual com o antigo. Nos loucos anos 20, fivelas, cores, bicos arredondados e salto médio ganharam os pés das “modernas” da época.  Na década dos rebeldes anos 60, são emblemáticos os looks da Jovem Guarda, Beatles e a liberalidade da minissaia. “As Patricinhas de Beverly Hills” serviram de mote para o que se vestia nos anos 90.

+ INFOS

Exposição História do Sapato – de 1920ª 2010.

Setor verde, do Ventura Shopping, com todos os protocolos de medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades para evitar a propagação do coronavírus. Com acesso restrito para garantir o distanciamento social e a segurança dos visitantes.

Rua Itacolomi, 292, Portão, Curitiba