Linkultura

por Nereide Michel em 05/10/2016

Dois livros inauguram prateleiras na biblioteca curitibana. Os lançamentos de A menina que organizava, das autoras Eve Ferretti e Fabiola Werlang, e Terra de Cabinha, da jornalista Gabriela Romeu, acontecem neste final de semana em dois movimentados espaços culturais da cidade. As obras têm a Peirópolis como editora.

A MENINA QUE ORGANIZAVA

As autoras são curitibanas. Eve Ferretti é formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Santa Catarina e estudou pintura clássica, desenho e teatro na Commedia Dell´Arte e Clown. Ilustrou diversos livros até dividir com Fabíola Werlang a história de uma menina “organizada e organizadeira”. A parceria das duas rendeu anteriormente outro trabalho – o premiado Moscas e outras memórias. O álbum ilustrado narra a trajetória de uma menina verdadeiramente ordeira – ou seria uma bordadeira inconformada? Em imagens emolduradas sobre paredes marcadas pelo tempo, a ilustradora Eve Ferretti traz para a narrativa um clima que em nada combina com os rituais perfeccionistas da personagem.  As autoras compartilham feições próprias de sua personalidade ou de pessoas com quem conviveram para, sem julgamento, iluminar aspectos do comportamento humano.

LANÇAMENTO: dia 9 de outubro, a partir das 1oh30, no Solar do Rosário, Centro Histórico de Curitiba, com a participação da contadora de história Marilza Conceição. Imagens originais do livro estarão expostas na galeria.

TERRA DE CABINHA

Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do Cariri

 A jornalista Gabriela Romeu  aliou-se ao fotógrafo Samuel Macedo e à ilustradora Sandra Jávera para registrar o imaginário, o cotidiano e o brincar das crianças no Cariri cearense. Um verdadeiro oásis no meio do sertão nordestino, lugar rico em manifestações populares, histórias e causos, vestígios de tempos pré-históricos. Cabinha é como na região é chamada a criança, principalmente meninos. Vem de “cabra”, que vira “caba” – e daí “cabinha”. O livro é resultado de pesquisa de Gabriela Romeu, que há dois anos desenvolve o Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), projeto de registro sobre a vida de crianças no interior do país.

LANÇAMENTO: dia 8 de outubro, das 15h às 18h, na Ludocasa, rua Pedro Mossoline Gasparin, 350, Santa Felicidade. Curitiba. O espaço abriga eventos da Caleidoscópio, focados em atividades lúdicas para adultos.