Conecte-se

por Nereide Michel em 26/03/2024

 

Obra de Toyota / Divulgação Artestil

A exposição Arte em Papel, com obras sobre papel de alguns dos mais importantes artistas paranaenses e brasileiros, está em cartaz na Artestil Galeria de Arte, do Cabral. Nela, estão aquarelas de Guido Viaro e Paul Gerfunkel, desenhos de Arthur Nísio, Poty Lazzarotto e Theodoro de Bona  e gravuras de Aldemir Martins, Inos Corradin, Toyota, Juarez Machado e Rogério Dias.

+INFOS

Exposição Arte em Papel

Artestil Galeria de Arte do Cabral

Avenida Nossa Senhora da Luz, 850, Cabral

De terça a sexta, das 9h30 às 18h30 e sábado, das 9h30 às 13h30

Até 30 de abril

Acervo do Instituto Internacional Juarez Machado

 

Trinta e sete obras do acervo particular de Juarez Machado podem ser contempladas na Artestil Galeria de Arte, no Batel, graças à iniciativa de Liliana Cabral, representante do artista e curadora da mostra. Como destaca a galerista, a exposição traz quadros produzidos em suas cidades favoritas: Paris, Nice, Veneza, New York, Los Angeles e Rio de Janeiro e refletem sua vasta experiência e seu olhar único para expressar-se através da pintura.

Recentemente agraciado com a Ordre des Arts et Letres pelo governo francês, em reconhecimento à sua notável trajetória e à inestimável contribuição ao desenvolvimento da cultura na França, Juarez Machado é um dos mais importantes artistas visuais vivos do Brasil. Ao longo de mais de três décadas, manteve o seu ateliê em Paris, onde se integrou ativamente ao movimento cultural  da cidade. Natural de Joinville, ele também trabalhou em estúdios em sua cidade natal e no Rio de Janeiro. Dedicou-se à criação do Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, comandado por seu irmão, Edson Busch Machado.

O multiartista catarinense Juarez Machado tem sua história ligada a Curitiba, para onde se mudou no início dos anos 1960 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Além de pintor e escultor, ele também foi ilustrador, cenógrafo para televisão e teatro, figurinista, escultor e cartunista, entre outros ofícios criativos. Fez um quadro de mímica e performance no programa Fantástico da Rede Globo, nos anos 1980, que é lembrado até os dias de hoje. Sua obra inspirou a fotografia do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, amigo e frequentador de seu ateliê parisiense, em Montmartre. 

+ INFOS

JUAREZ MACHADO – OBRAS DO ACERVO PARTICULAR

Artestil Galeria de Arte

Rua Carlos de Carvalho, 1663  Batel

Terça a sexta, das 9h30 às 18h30 e sábado, das 9h30 às 13h30

Até 30  de abril de 2024

Cinco trabalhos do artista e arquiteto curitibano Doria Manuel foram selecionados pela Galeria Eurarts para participar de uma exposição em Portugal. O artista é conhecido por transformar a técnica do desenho em uma experiência contínua que conecta diversas áreas de interesse, o que lhe permite manipular a matéria-prima do traço à mão livre e incorporar camadas simbólicas que transmitem sua percepção da linearidade da vida. O desenho se torna assim um elo entre o artista e sua necessidade íntima de expressão, ao direcionar o foco para o essencial visual. Seu estilo artístico se distingue pela intuição, linearidade e rapidez.

As  obras presentes na exposição em Portugal já foram apreciadas pelos curitibanos: na mostra “Infinito a Infinito”, no Nex Casa de Pedra e no Orquidário da Rosita.