Linkultura

por Nereide Michel em 27/07/2016

O curitibano André Nacli sempre observou as cidades, em especial a sua, de uma forma diferente. De seu grande interesse por arquitetura, aos 18 anos começou a fotografar Curitiba observando como ela responde às novas intervenções do homem. Estudando as características construtivas e a história da produção arquitetônica de Curitiba, o fotógrafo entrou em contato com a singularidade de uma arquitetura que se formou a partir de antigos postes de luz da Copel. A Unilivre, o Bosque Alemão e a própria casa do arquiteto, que deu início a este movimento, são algumas das obras que empregaram esta técnica construtiva única e local. Há mais de dez anos, passou a fotografar estas construções formando um vasto arquivo que revela a força dos “pós-postes”.

Dezessete imagens desta investigação artística compõem sua primeira mostra individual, uma instalação pensada para o Museu da Fotografia de Curitiba. Para o curador da exposição, Eder Chiodetto, “as imagens, que, num primeiro momento, parecem ser uma documentação clássica e acrítica, logo nos capturam pelas oposições entre figura e fundo e apontam para o embate entre natureza e cultura”.

ONDE ESTÁ

Exposição Pós-Poste, de André Nacli, no Museu da Fotografia de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba. Até 25 de setembro de 2016.