Conecte-se

por Nereide Michel em 29/07/2022

Diz o poeta Vinicius de Moraes, em sua particular previsão, no “Soneto de Fidelidade”:

Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

Enquanto Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown assinam letra e música de “Infinito Particular” reforçando o contraste entre os dois conceitos e atraindo-os para a intimidade dos sentimentos. Diz a cantora:

Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular

Composição que inspirou o ambiente Suíte Resort Reveev, da Moca Arquitetura e Flávia Glanert, pelas suas profundas reflexões sobre a vida. A proposta do espaço é proporcionar uma imersão de corpo e alma – um harmonizar consigo mesmo.

Eduardo Macarios

 

Particularizar o infinito não significa diminuir o poder de eternidade embutido no vocábulo mas pode lhe ensejar um novo significado aproximando-o das expectativas de mortais, que somos, diante da grandeza, impossível de ser avaliada em sua plenitude, do universo espacial ao qual pertencemos. O contraste gerado entre o infinito e o particular está na origem do tema para a edição 2022 da CasaCor, – a com sede em Curitiba está aberta para visitação até 14 de agosto-  e deu oportunidade a arquitetos, designers e decoradores de estabelecer uma conexão entre o concreto – de móveis, objetos e complementos incluídos no projeto – e o abstrato traduzido pelo desejo que vaga pelo imaginário, de permanência e de continuidade. Daí a atemporalidade estar perceptível em ambientes que valorizam lembranças, vivências pessoais, apego à criação e produção locais, envolvimento com sustentabilidade e convívio íntimo com a Natureza.

 

O “Infinito Particular” faz referência às casas biográficas, que convidam a refletir sobre bem-estar físico, mental e espiritual. Como destaca Marina Nessi, diretora da CasaCor Paraná, ” o público está sendo muito impactado por objetos garimpados, peças de acervo pessoal e elementos que enfatizam a memória afetiva. Nos últimos dois anos discutimos tanto a casa como um hub para muitas atividades ao mesmo tempo, como refletimos sobre o nomadismo digital e o sentido de impermanência. Chegou a hora de compartilhar pontos de vista individualizados a respeito das questões fundamentais que rodeiam a atualidade.” E nestas incluem-se o querer fincar raízes nas origens e concretar vivências para não embarcar em uma nave sem destino e sem propósito. 

PALAVRAS-CHAVES DA CASACOR PARANÁ 2022

INFINITO

O símbolo “oito deitado” significa o que não tem começo e nem fim. Representa eternidade, divindade, evolução, amor e equilíbrio entre o físico e o espiritual. Aquilo que é para sempre não tem fim.

PARTICULAR

Eduardo Macarios

A palavra particular é usada para se referir àquilo que é próprio de determinados seres vivos, pessoas ou coisas, ou  seja,  que é algo peculiar, único e individual.. Um objeto particular é próprio ou de uso exclusivo de alguém, também chamado de privativo ou privado. Como um “jardim secreto” do qual se tem exclusividade para passar um tempo consigo mesmo.  Entre vegetações, sons e aromas da natureza, conforme a proposta do espaço de boas-vindas da CasaCor Paraná, projeto assinado pelo paisagista Wolfgang Schlögel.

BEM-ESTAR

Clube de Gourmets Evviva

Eduardo Makarios

O estar bem tem tudo a ver com a alegria dos reencontros – após um período de isolamento social – com os amigos para celebrar a vida. Com esta ideia os arquitetos Ary Polis Jacobs e Renan Mutão, do Studio Architetonika Nomad, não economizaram criatividade para concretizar a sua proposta no maior espaço desta edição da CasaCor Paraná, o Clube  de Gourmets Evviva. Com proposta intimista o projeto vai se desvelando em vários nichos dispostos para proporcionar momentos agradáveis embalados pela arte e cultura – com consultoria especializada do artista Eleuthério Netto-  e delícias da gastronomia. Ocupando 320m², a ambientação setorizada se descortina através de um grande hall que leva a outros confortáveis e versáteis espaços, incluindo um American Bar, lounges internos e externos com lareiras e cozinha show.

Divulgação

Um dos impactos do espaço: na mesa orgânica, painel e revestimento de parede, chapas de mármore branco paraná com acabamento misto – fosco e brilhante. Nos demais setores a valorização do design brasileiro em sofás, poltronas, banquetas e peças soltas. O Clube de Gourmets Evviva conquistou dois prêmios na CasaCor 2022: ambientes Sofisticado e de Uso Público.

Loft Soul Natuzzi 

Eduardo Macarios

A parceria entre Alessandra Gandolfi e os móveis da Natuzzi concretizou a proposta de conforto e bem-estar do loft assinado pela profissional. Cada ambiente foi pensado para “abraçar” a quem nele entra.  O equilíbrio entre o físico, o mental e o espiritual foi priorizado para eternizar momentos como um bate-papo com os amigos, um banho relaxante ou simplesmente  se “jogar”, após um dia estressante, nos sofás. Móveis que acolhem de acordo com o desejo do usuário – ele escolhe um dos seus posicionamentos. É só pressionar o botão que a magia acontece.

Home Spa Deca

Eduardo Macarios

Um spa em casa é tudo o que se deseja para recarregar as energias. Um projeto viabilizado no ambiente do arquiteto André Bertolucci com o apoio da Deca. Harmonia e contemporalidade transparecem nas formas das peças, tons e objetos que sugerem uma conexão com o interior de cada um na qual não falta até o relaxante contato com a vegetação natural.

Suíte Resort Reveev

Eduardo Macarios

Se tem um ambiente na casa no qual o bem-estar está infinitamente associado este é o quarto. A suíte resort das arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, da Moca Arquitetura, com a designer Flávia Glanert, acrescenta um toque a mais ao objetivo de proporcionar uma noite embalada por bons sonhos. Ela integra a sofisticação de um hotel de luxo e spa, com ares marroquinos, ao interior de uma  casa – o projeto previu até um bar.

A cama Ello, da Reveev, ganha o protagonismo do espaço –  foi desenvolvida pela Moca com exclusividade para a CasaCor Paraná. Ela traz referências do mobiliário dos anos 1970, com inspiração no já histórico sofá Togo, prestes a completar 50 anos. Considerado um clássico do design é uma criação do francês Michael Ducaroy e fabricado pela Ligne Roset.

Na suíte resort a organicidade do mobiliário dialoga com as linhas retas da marcenaria. Além das texturas rústicas na cor bronze das paredes, as luzes amareladas e indiretas também foram pensadas para favorecer momentos imersivos e de relaxamento. Na área de banho, uma figueira natural e um espelho d´água surpreendem e revelam a sutileza da inspiração oriental na origem do projeto. O toque pessoal ficou por conta de copos e pequenos objetos decorativos, que pertencem ao acervo pessoal das profissionais, e abajures, peças decorativas, mesa lateral e baú garimpados em antiquários. 

A Suíte Resort Reveev recebeu o Prêmio Ambiente Conceito da edição 2022 da CasaCor Paraná.

Casa Refúgio

Eduardo Macarios

Felicidade, autodescoberta e bem-estar. Fórmula seguida por Bruna Varhau e Raphael Meza na construção de uma casa refúgio onde imperam a calmaria e o aconchego. Sensações percebidas pelas texturas que se espalham pelo ambiente como o tecimento da lã e algodão indianos, obras de artesãos brasileiros, peças torneadas e esculpidas à mão e pinturas em cerâmica. Itens reunidos para enriquecer a experiência oferecida pelo contraste entre o descanso e o relaxamento e a agitação do dia a dia na cidade.

Home Theater

Eduardo Macarios

Bem-estar tem a ver com relaxar. E nada como um filme ou um concerto curtido no aconchego de casa para esquecer o estresse do dia a dia. É só escolher a sua opção cultural e mergulhar no estofado. A proposta do home theater, de Ediane Tramujas, foi criar uma atmosfera minimalista, com poucos elementos, mas muito conforto e tecnologia. Pé direito amplo revestido por um painel de muxarabi, cores intensas e um amplo sofá com poltronas laterais compõem a ambientação. Pórtico em madeira e os perfis deles contribuem para dar um visual intimista ao espaço. Adega e cervejeira sugerem um convite aos amigos para que desfrutem também de um momento especial na correria do cotidiano.

Estar Íntimo do Casal

Eduardo Macarios

O isolamento social, recomendado pela OMS para evitar a propagação do novo coronavírus, gerou novas atitudes em relação ao cotidiano, como a valorização da simplicidade e do que é realmente essencial para se viver bem. Trouxe também um novo olhar sobre a casa que começa a transparecer, nessa fase de volta à normalidade,  nos projetos arquitetônicos e de ambientação.

O Estar Íntimo do Casal, proposta da dupla Maristela Penkal e Júlia Penkal, explicita a mensagem que as cicatrizes da vida são curadas com conhecimento e aprendizado. Nele, seguindo a técnica japonesa Kintsugi, as trincas do piso foram preenchidas com pó de ouro, mas não foram apagadas. A estante em ferro foi desconstruída em sua forma e função. Linhas irregulares no mobiliário e teto remetem ao movimento com o apelo orgânico dos acessórios. Ao centro a multifuncionalidade na descontração das peças e bancada do home office.

NATUREZA

Living Breton

Eduardp Macarios

A arquiteta Elaine Zanon e a designer de interiores, Claudia Machado, da Arquitetare, conseguiram a proeza de aliar os quatro elementos – luz, fogo, ar e água – em um espaço minimalista com predominância do branco e cores neutras. Materiais naturais, madeira e pedra, impactam, mas com delicadeza, para expressar a proposta do ambiente: o estímulo à convivência e à contemplação. Não surpreende que “oásis urbano” defina o espaço.

Eduardo Macarios

O branco prevalece no espaço: sofá flocado Breton, luminárias e persianas seguem o tom. Formas arredondadas, como nas mesas de centro e no sofá na entrada do espaço, contribuem para deixar o ambiente propício para sentir-se “abraçado e acarinhado”.

Cidade In Natura Pastilhart

Eduardo Macarios

A natureza representada pela ideia do oceano circundado pela areia da praia que, por sua vez, é permeada pela mata. Um cenário que povoa os sonhos de muita gente que conta os dias no calendário para o seu reencontro obrigatório com as férias à beira do mar. Inspiração para Arthur Calliari conceber uma “cidade In Natura”, na companhia da Pastilhart, que revestiu o espaço com mosaicos de flores e pastilhas douradas. Uma parede repleta de vegetação e uma “chuva” de luzes destacam a temática do ambiente.

Loft de Praia

Bia Nauiack

O Loft de Praia, assinado por Cinandra Geremia, foi inspirado nas ilhas gregas. O clima mediterrâneo fica evidente na parede texturizada que faz fundo com a cama, uma referência à arquitetura grega, com suas características casinhas brancas de paredes irregulares construídas com pedras vulcânicas e cal. Árvores naturais e vegetações variadas compõem a ambientação. O balanço em couro natural, fibra e camurça traz o frescor de um dia de calor na praia que, junto ao design contemporâneo e aos materiais naturais das demais peças do mobiliário, geram sensações visuais que transportam para um cenário, que é objeto de desejo de muitos  turistas.

Bia Nauiack

Os elementos naturais ainda se revelam em pequenos detalhes, como nos painéis pivotantes de vidro e textura de palha. Na área de estar e jantar a opção pelos módulos Lounge e cadeiras Pipo, da Artefacto, integram o espaço com versatilidade e contemporaneidade. De seu acervo pessoal, a profissional trouxe os pendentes da mesa de jantar, comprados na Ucrânia.

Home Office – Meu escritório na praia

Eduardo Macarios

E quem mora na praia? Também trabalha na praia. De Guaratuba, onde reside, Jane Rachelle faz o convite para quem planeja transferir endereço para o nosso litoral. O  home office, que a arquiteta carinhosamente chama de “meu escritório na praia”, comporta todas as necessidades funcionais de um escritório mas também valoriza uma decoração focada em transmitir tranquilidade e relaxamento. Pelo espaço, quadros com guarás bordados por Jane – ave símbolo da cidade – pinturas, livros recolhidos de bibliotecas, máquina de escrever antiga, esculturas de papel e escultura de parede, que remete às correntes que ancoram navios, e elementos naturais, como tapete de juta e escrivaninha de mármore e pedra, personalizam o projeto.

Jardins de Outono – Toalete para Eles e Elas

Eduardo Macarios

A inspiração veio da estação, que as designers de Interiores, Tatiane Bueno e Rafaela Bender, da Casa 88, consideram a mais charmosa do ano: o outono. Tons suaves, neutros e terrosos se harmonizam em um ambiente funcional: o toalete. Destinado para elas e para eles, o espaço, segundo intenção das suas autoras, é um universo paralelo cheio de detalhes com o objetivo de despertar a sensação de paz e tranquilidade.

Garden Lounge

Eduardo Macarios

A reconexão com a natureza é uma recomendação – quase uma prescrição – em tempos de pós pandemia pelos inúmeros benefícios que ela enseja. Um reencontro com a vida ao ar livre para deixar o olhar repousar sobre uma diversificada paleta que vai das nuances do verde das folhagens às multiplicadas cores das flores. É o que possibilita o Garden Lounge, projetado por July Franchesca Dallagrana, que conta com um circuito construído com diversos materiais naturais e espécies vegetais. No interior do ambiente, elementos básicos se tornam fundamentais – eles proporcionam a real sensação de um ambiente biofílico.

LEMBRANÇAS

Memorabilia

Eduardo Macarios

Uma casa com vida e alma saiu do baú de recordações do arquiteto Gustavo Scaramella, que ganhou forma e emoção no ambiente Memorabilia. Uma atmosfera intimista repleta de aromas, cores, flores, frutas e do calor da lareira. Elegante eclético, o ambiente lembra o hall de entrada de uma casa de verdade, cheia de objetos afetivos do profissional , peças de antiquário e obras de arte. O cantinho mais recolhido, chamado de chapelaria, é um convite para se sentar e se deixar levar pelas lembranças particulares de um tempo em que preocupações não haviam e a fantasia comandava as brincadeiras da infância.

Manhattan Loft

Eduardo Macarios

Lembranças – elas podem vir de uma viagem. Um roteiro por Nova York inspirou o Manhattan Loft,  projetado pelo escritório Griff Arquitetura, das arquitetas Roberta Lanza e Juliana Marques. A inspiração veio dos contemporâneos espaços abertos, amplos e integrados que já estão incorporados aos hábitos de moradia na Big Apple. O ambiente de pé direto alto recebeu uma paleta clara e materiais naturais, como o mármore e o couro. O toque tecnológico ficou por conta dos modernos eletrodomésticos de última geração.

Loft Soul Natuzzi

Eduardo Macarios

Memória afetiva tem definição prática no amplo espaço do loft de Alessandra Gandolfi, que recebeu o Prêmio Infinito Particular da CasaCor Paraná 2022, como o ambiente que melhor expressa o conceito do evento. O ar rústico de casa de campo, inspirador do espaço, foi capturado nas lembranças de infância da arquiteta na casa dos seus avós. O clima bucólico de interior se reflete na atmosfera íntima e acolhedora. A paleta de tons terrosos, inspirada nas folhas que caem pelos quintais durante o outono, vem acompanhada de elementos naturais, como o mármore, a madeira e o couro. 

A rusticidade fica por conta das texturas da bancada de mármore com efeito artesanal nas bordas, das paredes desgastadas e das peças de cerâmica, que remetem às antigas despensas. A adega, composta por manilhas de cerâmica, veio da chácara da família da profissional para compor o ambiente.

Casa de Cinema

Eduardo Macarios

Não precisa puxar muito da memória para resgatar aquele filme que ainda hoje é lembrado com muita emoção. E por que não revê-lo todas vezes que a saudade bate do seu enredo e personagens? O ambiente Casa Cinema, assinado por Juliana Gabardo e Sheila Jesus, foi planejado para proporcionar momentos como este e que também podem ser compartilhados com a família e os amigos. O estilo industrial do espaço alia-se ao couro e à madeira. O design, a tecnologia e a sustentabilidade se unem para que o romance, a aventura e o suspense da Sétima Arte façam parte do cotidiano dos moradores.

Reserva Única

O cinema em casa também é um brinde à Natureza com plantas espalhadas, com muito critério, pela sala, inclusive, no teto.

Cozinha Metáforas Criare

Eduardo Macarios

Um filme, que permeia as lembranças de muitos cinéfilos, foi o ponto inicial da cozinha projetada por Larissa Lóh. Amor e paixão misturados a picantes ingredientes do cult mexicano “Como Água para Chocolate” – filme dirigido por Alfonso Arau baseado no livro de Laura Esquivel-  foi a receita seguida pela profissional para concretizar o seu projeto. Afinal, segundo ela, é no coração da casa que se alimenta corpo, mente e alma.

Sentimentos, sabores e aromas estão meteoricamente impressos no ambiente – uma releitura contemporânea, elegante e ao mesmo tempo simples, pensada para revelar o lado visceral da mulher, das suas emoções e a conexão profunda com as suas origens. Não por acaso Larissa escolheu para as bancadas um tom de vermelho queimado, presente no mármore Napoleon Bordeaux. O empoderamento feminino também  é perceptível nas tramas da escultura em fibra de seda natural da artista Karina Amadori, que expressa as reviravoltas na vida de uma mulher, seus recomeços e suas conquistas.

Eduardo Macarios

A proposta da arquiteta é demonstrar que um espaço culinário pode ressignificar tradições e desconstruir paradigmas socioculturais através da arquitetura. No ambiente de 73 m²  é possível perceber em cada detalhe o objetivo da arquiteta de destacar a importância da cozinha no contexto da casa. Não apenas pelo seu papel intimista no passado como na sua função “gourmet” na atualidade ao se transformar em uma área de convivência e entretenimento aproximando o cozinheiro dos seus convidados.

Loft do Designer by Celmar

Eduardo Macarios

A memória tem no relógio uma de suas representações mais fiéis. Afinal é o tempo que conserva nossas lembranças e é ele que direciona no presente o nosso caminho futuro. O loft, assinado por Marcelo Lopes, inspirado no trabalho de Hans Donner, um designer de relógios, contempla todas as funcionalidades de uma habitação. Através de um volume solto do perímetro e de extremidades curvas, no centro do ambiente, se dá a setorização do espaço. O projeto se conceitua sobre o tempo, o que é, e o que foi antes e depois. Os pontos de cor são valorizados pela neutralidade do ambiente. As formas curvas remetem à silhueta do relógio e à organicidade particular da vida. As linhas alongadas verticalmente valorizam o generoso pé direito, proporcionando a experiência da grandeza do tempo.

+INFOS

28ª edição da CASACOR Paraná

Até 14 de agosto

Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário, Curitiba, Paraná

Horário: de terça a sábado, das 15h às 21h; sábados, das 13h às 21h; domingos, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h

Ingressos: R$ 70,00 (terças, quartas e quintas); R$ 80,00 (sexta, sábado e domingos)

Venda de ingressos:  https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/