Linkultura

por Nereide Michel em 18/11/2014

Quando a palavra essencial vem à mente ela instantaneamente elimina outras como supérflua e excessiva. Afinal, ela surgiu para traduzir o que é prioritário, sem nos obrigar a deixar de lado o que nos dá prazer e alegria. O segredo de ser essencial reside em saber aplicá-la a um estilo de vida. O que se veste não são camadas de roupas, que vão sendo acumuladas ou retiradas do corpo conforme exigências físicas ou climáticas. A essência, que  revela o estilo e a elegância, é saber usar roupas que valorizem não apenas o aspecto exterior, mas, sobretudo, o que somos na intimidade dos nossos sonhos, desejos e objetivos.

Difícil de entender? Não para Costanza Pascolato, um dos nomes emblemáticos do universo da moda (leia-se, elegância) brasileira, que aconselha sem palavras extras – afinal, estamos falando do que é essencial – “ Respeite sua essência. Seja você mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver, estilo é fundamental para a autoestima.”

O que é essencial para nós deve refletir-se no nosso estilo de vestir. Não vestimos “outra pessoa”, mas a nós mesmas. Daí a importância, segundo Costanza Pascolato, de firmarmos um compromisso diário de nos olharmos no espelho – e através dele. Um semblante alegre e animado vai encontrar ressonância em roupas e acessórios que expressem tais sentimentos. Assim como a imagem de quilinhos a mais e centímetros a menos mostrada, sem disfarce, diante de nós, é o guia mais seguro para saber o que devemos vestir.

Nada de ditadura – “tenho que usar por que todos estão usando” – mas sim bom senso na hora de escolher um vestido, uma calça, uma camiseta, uma bolsa, um sapato, um brinco…

Ensinamentos e vivências de Costanza Pascolato, assimilados de forma descomplicada através da leitura do seu livro: “O Essencial, O que você precisa saber para viver com mais estilo”, que traz o selo da Editora Jaboticaba.

O livro foi lançado em Curitiba, dia 12 de novembro, em evento- parceria entre a BLZ, como parte das comemorações dos cinco anos desta academia de beleza, e o Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo.

DEPOIMENTO DA EDITORA DO CONCEITO ATUAL:

“Ser essencial faz e deve fazer parte do cotidiano. E de preferência vir embalado com muito bom humor!” Mais uma lição de viver com estilo, transmitida por Costanza Pascolato durante o bate-papo com a jornalista Larissa Jedyn, do Viver Bem, da Gazeta do Povo, que antecedeu ao lançamento do livro da consultora em Curitiba.

Outras lições, contudo, Costanza nos ensinou na ocasião como:

-Essencial é uma maleta onde se guarda, com redobrada vigilância, papéis e pertences, sem os quais não se pode entrar em um país que está nos acolhendo como novos moradores. Essencial é a bolsa, acessório indispensável que acondiciona “segredos de estilo”, e da qual não se desgruda nem “pra dormir”.

-Essencial é lembrar, com saudades, de uma mãe, chamada Gabriela, que já não está entre nós, mas que antes de partir foi o exemplo vivo de que é possível superar, com elegância, obstáculos e dificuldades. E se transformar em empresária bem sucedida entre as tramas do mundo da moda.

-Essencial é identificar entre mais de cem pessoas reunidas em um auditório, uma “velha amiga”, que se conhece há “mais de cem anos”. E de quem se pode cobrar em público  uma falha sua: “Você não veio me procurar para me dar um abraço”. Cobrança merecida, falta já desculpada, por que essencial é manter vínculos, independente de tempo e distância.

Costanza Pascolato lançou o seu livro, O Essencial, em Curitiba, em evento- parceria entre a BLZ e o Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo. Na foto, a consultora de moda autografa livro para Claudete Matte, que comanda a academia de beleza.