Linkultura

por Nereide Michel em 14/05/2015

Publicado pela Tulipas Negras, Mais laiquis, do escritor curitibano Márcio Renato dos Santos, reúne 13 narrativas nas quais ele problematiza, literariamente, a vaidade em situações que envolvem as redes sociais, sobretudo postagens de fotos e textos no Facebook e no Instagram. Também há contos nos quais os personagens não sabem se estão vivos, mortos ou dentro de um pesadelo. O clima das histórias é contemporâneo. “Há personagens do mundo das artes: curador de mostra visual, cantor de banda punk, integrantes de uma banda de rock, além de cicloativista, jornalista de cultura, empresário etc”, conta Marcio Renato, que também é jornalista.
A capa de Mais laiquis traz uma elogiada ilustração de Allan Sieber, simulando uma postagem no Instagram. O projeto gráfico é da Clarissa Menini.


Marcio Renato dos Santos é autor dos livros de contos Minda-au (Record, 2010), Golegolegolegolegah! (Travessa dos Editores, 2013) e 2,99 (Tulipas Negras, 2013). A convite da Casarão do Verbo, editora baiana, escreveu o Dicionário amoroso de Curitiba (2014), com verbetes sobre a capital do Paraná, sua cidade de vivência e nascimento. Participou da antologia O livro branco (Record, 2012), na qual 20 autores brasileiros escreveram contos a partir de canções dos Beatles. Teve um conto inédito traduzido para o alemão na antologia Wir Sind Bereit, publicada na Alemanha, em outubro de 2013, pela editora Lettrétage/Verlag durante a Feira de Frankfurt, na Alemanha, ocasião em que o Brasil
foi o país homenageado. O autor é uma das atrações do 5.º Festival Nacional do Conto, que acontece de 19 a 24 de maio, em Florianópolis.

O lançamento do Mais laiquis, de Márcio Renato dos Santos, acontece nesta sexta-feira, 15 de maio, às 19h30, no Café Snege, que homenageia Jamil Snege, outro importante escritor curitibano. O café, aliás, está sob o comando do seu filho Daniel e de sua esposa Zizi Zanardini  e funciona na Vila Zanardini (Rua Mamoré, 188, Mercês).