Linkultura

por Nereide Michel em 13/09/2023

Quem não tem guardado nas doces memórias da infância o momento mágico de uma contação de história? Lida por alguém afetivamente próximo ou participando de um evento comandado por um personagem “fugido” de um conto de fadas… Não importa quantas décadas se passaram as crianças de hoje continuam tão encantadas quanto as de gerações anteriores pela narrativa de aventuras emocionantes, repletas de desafios, mas sempre com final feliz.

Se dona Benta prendia a atenção dos seus irrequietos netos, Narizinho e Pedrinho, com os seus relatos, conforme registrado por Monteiro Lobato nas páginas do seu “Sítio do Picapau Amarelo”, Curitiba tem uma Casa das Bruxas, onde essas nada assustadoras criaturas conduzem os pequenos espectadores – mesmo os mais rebeldes – para um mundo de sonhos e ilusões.

 

Aliás, a capital paranaense é pródiga em contadoras de histórias. Uma delas, Lia Pink está fazendo o maior sucesso na loja Estrela Beauty, inaugurada recentemente no ParkShoppingBarigüi, ao reunir dezenas de crianças aos domingos, a partir das 15 horas, para acompanhar as aventuras de Dora. De sua  autoria e escrita exclusivamente para esse momento fascinante, tem como personagem principal uma menina que adora brincar de salão de beleza e experimentar as maquiagens da mãe. No entanto, um dia, ela é alertada que esses cosméticos não são próprios para crianças e podem causar alergias. Ignorando o aviso, Dora usa novamente os produtos e depara-se com um dilema inusitado: um nariz de palhaço surge em seu rosto.  Desesperada, ela busca uma solução para o problema até que uma fada chamada Estrela Beauty entra em cena e a livra de tão constrangedora situação.  Fantoches e truques de mágica incentivam a interação da plateia.

A iniciativa de promover sessões de contação de histórias nasceu em uma conversa entre as sócias-proprietárias da Estrela Beauty, Andressa Dalagassa e Luciana Alanis, com o intuito de fortalecer a presença da marca em Curitiba. A intenção é introduzir mais crianças ao universo da loja e conscientizar as mães sobre a importância de uma linha de maquiagem pensada para brincadeiras infantis.

HISTÓRIAS VIVIDAS

Histórias de quem circula pelos corredores de um shopping inspiraram o Mueller nas comemorações de seus 40 anos de existência. Muitas, sem dúvida, parecem contos de fada e outras cativam pela emoção envolvida em uma determinada e inesperada situação. Confraternizações entre amigos, pedidos de casamento, a surpresa de ser premiado em uma promoção, um apoio em um momento de dificuldade… São muitos os acontecimentos inesquecíveis para quem os viveu e que agora ganham registro na agenda de aniversário de um centro comercial incluído entre os pioneiros da capital paranaense.

“O Mueller faz parte da cidade e da memória dos curitibanos, por isso, resolvemos contar algumas dessas histórias inesquecíveis de uma maneira bastante descontraída. É um presente especial em agradecimento a todo o carinho que recebemos”, destaca a gerente de marketing Cynthia Maia Batista. 

Para ilustrar essas histórias reais, o Mueller convidou o chargista Ademir Paixão, um dos mais destacados ilustradores do país – vivências que podem ser seguidas na websérie criada especialmente para o instagram do shopping –  @muellercwb . Os episódios, animados pelo filho do chargista, Guilherme Paixão, estão sendo exibidos durante o mês de setembro.

O capítulo de estreia conta a história de Claudia Lorena Juliato Araújo e Dalton José Araújo Filho, que se conheceram na escada rolante do Mueller, se apaixonaram e, três meses depois, estavam casados.  São 27 anos de muito amor. “Eu estava descendo a escada rolante e o Dalton subindo. Ele me olhou e foi atrás de mim pedir meu telefone. Dois dias depois, combinamos de sair e logo começamos a namorar. Foi o Mueller que proporcionou essa união, temos muito carinho pelo shopping”, conta Claudia. Nos anos 2000, o casal foi  morar em Madri e lá tiveram o filho Bertrand. Em 2008 retornaram ao Brasil, quando o menino tinha dois anos, e o primeiro passeio da família foi, é claro, pelos corredores e escadas rolantes do shopping.