Linkultura

por Nereide Michel em 18/05/2022

O principal objetivo de um museu é preservar e expor tesouros culturais  – dentro de uma especificidade temática –  que ficam acessíveis ao conhecimento de todos, mirando principalmente gerações futuras. Essa semana, de 16 a 22 de maio, está dedicada a divulgar o imprescindível papel desempenhado por instituições que têm a missão de guardar a memória de um povo e também fortalecer a sua presença como transformadoras de atitudes – um posicionamento mais dinâmico e adaptado às expectativas atuais.

Não por acaso, a vigésima edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM,  tem como tema “O Poder dos Museus”. Em Curitiba vários eventos e ações estão mobilizando um circuito integrado por um grande e diversificado número destes autênticos guardiões de riquezas históricas, étnicas, artísticas e até tecnológicas.

Trip Advisor

 O Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, firmaram parceria para oferecer ao público uma interessante programação de atividades a ser realizada no sábado dia, 21 de maio. A começar com o “Dia da Múmia-9”,  uma oficina de escrita Hieroglífica para crianças de 06 a 12 anos a ser realizada no período da manhã, para comemorar os 200 anos do nascimento da egiptologia. As inscrições para este curso já estão esgotadas. À tarde, entre às 14h30 e às 16h, está programada a palestra “Vida e Obra de Jean-François Champollion” com a Graduada, Mestre Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná, Jéssica Cabral. A pesquisadora vai falar sobre a trajetória do francês responsável pela decifração da escrita hieroglífica.

O Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon dedica-se a divulgar a antiga história egípcia para todos aqueles que desejam conhecer o Antigo Egito. Em suas exposições procura demonstrar como viviam e em que acreditavam os antigos habitantes da Terra dos Faraós. O Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso também se dedica ao Egito Antigo, inclusive tem uma máscara funerária original em seu acervo, além de apresentar a história e arqueologia de diversos povos pré-colombianos.

+ INFOS

Palestra Vida e obra de Jean-François Champollion

Palestrante: Doutoranda Jéssica Cabral

Data: Sábado dia 21 de maio

Horário: 14h30 às 16h

Entrada: Gratuita.

Local: Auditório H. Spencer Lewis – Ordem Rosacruz (AMORC) – no prédio ao lado do Museu Egípcio.

Endereço: Rua Nicarágua, 2620, Bacacheri, Curitiba

Fones:  (41) 3351-3024 / 3351-3006. 

E-mail: museu@amorc.org.br

Divulgação

 O Musin – Museu do Som Independente (que originou a Fonoteca da Música Paranaense) realiza uma série de bate-papos com convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná que relatam suas experiências sobre a pesquisa e a preservação da memória da música, com destaque para o rock. Os bate-papos são transmitidos de forma virtual, diariamente, no canal do Observatório da Cultura do Brasil (www.youtube.com/observatoriodaculturadobrasil) sempre às 19h, conduzidos por Manoel de Souza Neto, idealizador do Musin, com os debates mediados pelo jornalista Rodrigo Juste Duarte. Todos os vídeos ficarão disponíveis no canal após exibição.

No primeiro dia, 16 de maio, o  jornalista, músico e pesquisador Ayrton Mugnaini Jr. falou sobre os seus trabalhos em livros dedicados a músicos e sobre a curadoria do Arquivo do Rock Brasileiro pela Associação Cultural Dynamite. Na terça-feira, 17 de maio, o biógrafo Pedro de Luna (responsável pelas biografias da banda Planet Hemp, do rapper Speed Freaks e do baixista Chapignon, do Charlie Brown Jr., entre outras) comentou sobre os desafios da pesquisa na era digital. O jornalista Marcelo Mara (do blog e canal de youtube Disco Furado) participou de um debate sobre memória da resistência em oposição à memória oficial.

Na sequencia, quinta-feira, dia 19 de maio, a fanzineira e produtora cultural Thina Curtis relata sobre a preservação de fotos, cartazes, demo tapes, fanzines e discos de vinil enquanto que os dias 20 e 21 de maio estão reservados para as apresentações de três pesquisas realizadas pelo Musin,  uma sobre um dos maiores artistas paranaenses (o maestro Waltel Branco) e duas sobre a cena rock local, mas com abordagens distintas. Na sexta-feira, 19 de maio, o Mestre em História Thiago Rafael de Souza fala de sua dissertação “Mil tipos diferentes de músicas: a trajetória profissional de Waltel Branco”, enquanto o jornalista Douglas Maia Rodrigues comenta o trabalho “Sem Ressonância: uma web reportagem sobre o rock curitibano e jornalismo cultural”. No sábado, o publicitário Victor Schroeder discorre sobre sua pesquisa “Curitiba: Cidade do Rock”, um estudo sobre economia da música local.

A programação se encerra no domingo, 22 de maio, com a palestra “A economia política da música na perspectiva das pesquisas feitas na instituição, contribuições para a produção acadêmica e teoria”, com Manoel J de Souza Neto, cientista político, pesquisador, escritor e agitador cultural. Fundador do MUSIN – Museu do Som Independente e da Fonoteca da Música Paranaense, foi integrante da Câmara/Colegiado Setorial de Música e CNPC do MINC (2005/17) e é editor do Observatório da Cultura do Brasil.

O Musin – Museu do Som Independente hoje faz parte de uma rede de iniciativas com acervo próprio constituído de um museu com mais de 400 mil documentos de estudos da música e cultura (Musin), biblioteca de economia política da cultura, uma Fonoteca da Música Paranaense, com 3.400 discos paranaenses, laboratórios de pesquisa acadêmica e prática de economia criativa (Observatório da Cultura do Brasil), além de editora, canais digitais. A estrutura está dividida em elementos do mesmo CNPJ. A Editora Umbigo Casa de Cultura foi fundada em 2003, o Observatório da Cultura, foi fundado em 2011, sendo também responsável pelo Musin – Museu do Som Independente (fundado em 2003), e Fonoteca da Música Paranaense (fundada em 2018).

+ INFOS

Musin – Museu do Som Independente / Fonoteca da Música Paranaense na 20ª Semana Nacional de Museus

De 16 a 22 de maio, sempre às 19h

Transmissão pelo canal do Observatório da Cultura do Brasil:

www.youtube.com/observatoriodaculturadobrasil (não ocorrerá atividade presencial)

Guia com a programação completa da 20ª Semana Nacional de Museus: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/20SNMGuiadaProgramao_V3.pdf