Linkultura

por Nereide Michel em 20/07/2022

Depois de envolver o público de Curitiba, o espetáculo interativo de dança-música “Vário” leva apresentações e oficinas à região metropolitana da capital paranaense. A montagem propõe aproximar a arte contemporânea de adultos e crianças ao promover uma verdadeira brincadeira em cena com a participação de uma bailarina, dois músicos e a ajuda de dispositivos que, utilizados pela plateia, criam os sons do espetáculo e os estímulos para os artistas.

Cayo Vieira/ Divulgação

Mesmo promovendo uma grande brincadeira em cena, o espetáculo carrega em si um discurso potente. De acordo com a bailarina e professora Lívea Castro, uma das idealizadoras do projeto e performer da encenação, “Vário” propõe um desafio: a convivência e o relacionar-se em dias de opiniões tão antagônicas e, ao mesmo tempo, maneiras tão múltiplas de se estar no mundo. A produção é da Bönisch Produções Culturais

Uma experiência que estimula o convívio, a ampliação dos sentidos e o multiplicar de corpos – uma realidade sensível de colaboração – que estará em cena no dia 23 de julho, em Fazenda Rio Grande e 28 de julho, em Piraquara. A produção é da Bönisch Produções Culturais.

Cayo Vieira/ Divulgação

Lívea Castro é graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR|FAP), com especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve pesquisas artísticas e educacionais na Nó Movimento em Rede e como professora de dança da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP). Foi propositura no UM – Núcleo de pesquisa artística em dança da UNESPAR, bolsista no IMP – investigação do movimento particular (2017), e uma das artistas residentes de ENCUENTROS – ações de diálogo em dança Curitiba/Bogotá (2022).

Os músicos em cena são Daniel Amaral e Machison Abreu. Daniel é violonista, arranjador, compositor e professor. Formado em Música Popular pela UNESPAR-FAP, cursou Violão Popular na Escola de Música do Estado de São Paulo. Integra o duo “Miniconto” em parceria com Karla Díbia, com o qual tem 5 álbuns lançados. Machison também é graduado em Música pela FAP, é pesquisador da relação da música com a dança, o teatro e o cinema, já tendo desenvolvido diversos projetos nessa área. Recentemente formado no curso de produção musical pela Yellow Dj Academy, hoje atua como produtor musical e música eletrônica. A parceria dos três foi firmada em 2012 por meio do trabalho de dança-música “Pedras que”.

+ INFOS

“VÁRIO”

Fazenda Rio Grande – Estação Cidadania – Cultura

Dia 23 de julho, às 10h30 e 14h

Oficina dança-música: 15h

Rua São Nicolau, 2.450, Iguaçu

Piraquara – CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados

Dia 28 de julho, às 10h30 e 14h

Oficina dança-música: 15h

Rua Juri Danileko,  3.455, Planta Santa Lúcia

Entrada gratuita

A classificação de “Vário” é livre e a primeira temporada do espetáculo, foi viabilizada pela lei municipal de incentivo à cultura de Curitiba, e contou com uma série de apresentações para alunos da rede pública de ensino. Já essas novas apresentações, fazem parte de projeto aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura, Governo do Estado do Paraná, com o apoio da COCEL.