Linkultura

por Nereide Michel em 24/03/2014

Marnie Fogg define em seu livro Quando a Moda é Genial, o que faz uma roupa sair do patamar do convencional para se transformar em ícone de uma época ou uma obra ímpar, como acontece com  trabalhos nos quais  a criatividade e a inovação são diferenciais ao seu desenvolvimento. Por exemplo, um filme, uma escultura, um romance, uma pintura, considerados excepcionais.  Ou até mesmo um produto que se destaca pelo pioneirismo em seu segmento.

A moda pode simbolizar e iluminar as atitudes de uma era, moldando gerações e definindo mudanças e divisões culturais. Como uma indústria, conduz e responde a inovações tecnológicas, e está sujeita a interferências de uma economia global em constante mutação. Modas geniais requerem uma audiência dedicada – seja para clientes de alta-costura, seja no avant-garde urbano – e deve satisfazer as necessidades do sistema sofisticado do varejo da confecção. Quando a Moda é Genial mostra uma seleção de 80 obras-primas do vestuário, desde o começo do século XX até os dias de hoje. A especialista em moda Marnie Fogg define as características de peças que as tornaram tanto influentes quanto icônicas, incluindo aquelas que se apropriaram de outras culturas, como o exótico robe de style de Lanvin, o uso de underwear como roupas de cima, exemplificado pelo corselete de Jean Paul Gaultier, a mudança da silhueta feminina com peças como o new look de Dior, ou o suéter de renda de Kawakubo para a Commes Des Garçons.

Marnie Fogg é especialista em moda, consultora de mídia e autora com uma experiência extensiva na indústria da moda, ou seja, tem acesso privilegiado a informações inéditas e exclusivas. Ela já entrevistou designers contemporâneos por todo o mundo e é também autora de best-sellers como Boutique: A ‘60s Cultural Phenomenon (2003); Print in Fashion: Design and Development in Fashion Textiles (2005); e Couture Interiors: Living with Fashion (2007).