COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 05/06/2019

Na hora de saborear um cafezinho poucos lembram que a sua origem está nas terras altas da Etiópia e que os árabes ajudaram a difundir o hábito de degustar esta delícia. De fato, uma longa tradição acompanha a sua milenar trajetória – antes de chegar às benéficas condições do solo da América do Sul, incluindo o brasileiro, onde as primeiras mudas foram plantadas nos idos de 1720. O seu consumo ganhou um novo e expressivo impulso no século XX.

 O Brasil, por exemplo, é o segundo maior consumidor de café do mundo. Dados da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café – apontam que em 2017 o nosso país consumiu cerca de 21.5 milhões de sacas. Perdemos o primeiro posto apenas para os Estados Unidos, que contabilizou aproximadamente 25.8 milhões de sacas no último ano.

O brasileiro adora um cafezinho e é adepto de novas maneiras de aproveitar o seu inigualável sabor – com leite, expresso ou coado. E que tal o exótico – para nós – café turco conhecido pela leitura da borra que fica no fundo da xícara, conhecida como cafeomancia? Ele já está bem difundido por aqui. É preparado nos Ibrik’s – uma espécie de “panelinha” de cabo longo que permite a fervura da água junto ao grão moído finamente, com outras especiarias como cardamomo, canela e anis estrelado. Ao contrário do preparo convencional, neste caso, são necessárias três fervuras para a bebida ficar pronta para ser degustada.

O resultado é descrito em um dos provérbios turcos que diz que “O café deve ser negro como o inferno, forte como a morte e doce como o amor”. Ou seja, cada gole é encorpado, saboroso e muito aromático.

Um cuidado recomendado ao servir o café ao estilo turco refere-se às peças utilizadas no seu preparo que, em geral, são fabricadas em metal e, quando aquecidas, podem liberar resíduos que contaminam a bebida prejudicando a saúde de consumidores frequentes. Uma excelente alternativa aos utensílios tradicionais tem como opção os Ibrik’s da Ceraflame – marca catarinense especializada em cerâmicas refratárias. O material é exclusivo da marca, 100% atóxica, ultrarresistente a choques térmicos, o que permite que o café saia do fogão direto para uma superfície fria. Como é refratária também mantém a temperatura por mais tempo.

+INFOS

www.ceraflame.com.br