Conecte-se

por Nereide Michel em 23/04/2020

Com o advento da Internet, música, filme e as mais diversas manifestações artísticas venceram barreiras físicas para conquistar uma platéia online, que, nem por isso, é menos entusiasmada. Nada substitui, é claro, o calor dos aplausos de uma plateia que lota salas de espetáculo, mas as plataformas digitais pelo seu imediatismo, instantaneidade e alcance global estão definitivamente incorporadas aos lançamentos, projetos e ações de quem vive de e para a arte.

Quando o inesperado acontece – e as plateias físicas desaparecem – fica ainda mais evidente que o contato onlinel entre o artista e o público é a garantia de que o show não pode e nunca vai parar. Afinal, como canta Milton Nascimento em “Nos Bailes da Vida”: “Todo artista tem que ir aonde o povo está”. E se ele estiver em casa…

Em tempos de isolamento social – quando a recomendação da OMS é ficar em casa e evitar aglomerações como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus – a cena musical curitibana abre as cortinas do palco digital para apresentar as produções mais recentes de seus compositores, bandas e intérpretes.

Projeto gráfico Zeh Henrique Rodrigues

O nono álbum da carreira do Grupo Fato teve lançamento através das plataformas digitais. Uma novidade para o grande número de fãs de sua arte habituado às suas apresentações ao vivo plenas de calor humano. Enquanto este reencontro não acontece os 26 anos da banda curitibana – com passado e presente fortemente ligados às raízes culturais paranaenses – são celebrados na intimidade, sem perder a abrangência de uma animada e concorrida festa. É só conferir o som que emana do Claro_Movimento  – assim é chamado disco comemorativo, produzido por João Cavalcanti, filho de Lenine – no link

https://drive.google.com/open?id=1pVvsckQoPhp2MKlIa84zgr4cnMqe_lDs 

FATOS DO FATO

Formado em 1994, em Curitiba, o Grupo Fato criou uma sonoridade particular, investindo em combinações musicais únicas, que mesclam elementos tradicionais da nossa cultura – como os tamancos de madeira do fandango -, com instrumentos convencionais e outros criados por integrantes do Fato, como a Tamancalha – um batedor manual de tamancos. Tudo isso interage com algumas doses de intervenções eletrônicas como loops, processamentos e programações. No novo trabalho, Claro_Movimento, a percussão corporal passou a integrar os arranjos, ampliando a gama de timbres explorados.

Fotos Ivo Lima

  Formação atual: Andrezza Prodóssimo, Grace Torres, Daniel Fagundes, Priscila Graciano e Ulisses Galetto.

A  história do Fato é contada em 26 anos de trajetória com 9 álbuns, 13 montagens de shows, 2 DVDs, 1 livro de partituras e diversos videoclipes, incluindo os 4 novos que já estão sendo lançados nas redes sociais @grupofato, antes mesmo do lançamento oficial de Claro_Movimento no dia 17 de abril em todas as plataformas digitais. 

 Claro_Movimento tem 12 canções inéditas e 5 delas de compositores até então não gravados pelo grupo: Humberto Araújo, Victor Neto, Doriane Conceição e Márcio Mattana, além de Andrezza Prodóssimo, que estreou como compositora integrante do Fato. Ulisses Galetto, compositor mais ativo no grupo, tem 6 composições com diferentes parceiros, incluindo “Vernissage”, em parceria com João Cavalcanti. Outros compositores são Daniel Fagundes, integrante do grupo, e Marcelo Sandmann, parceiro de primeira hora na história do Fato.

Os lançamentos dos clipes “Só Eu e Você”, “Pétala de Flor” e  “Bashô”, do EP Mono 2020, da banda curitibana Sr. Banana, alcançaram rapidamente a marca de 1 milhão de visualizações no You Tube. Disponível no canal desde o início de abril, os vídeos possuem uma continuidade contando uma história única. “Acreditamos que o sucesso se dá ao contexto que envolve estes lançamentos. O clima de praia, a história contada nas letras que se entrelaçam e os personagens que dão vida ao enredo e deixam a narrativa dos áudios visuais ainda mais especial”, avalia Edu, vocalista da banda. A trilogia audiovisual tem direção assinada por Gerson Baroni e  produção de Carol Angelo, além de apresentar outras músicas que fazem parte do EP Mono 2020 produzido pela equipe da Midas Records. Para conferir os vídeos basta acessar o link:

 https://www.youtube.com/watch?v=t4gXT2xaw_8&feature=youtu.be

Artista independente, de Curitiba, Zanq divulgou no dia 20 de abril, o single “Tenho Planos”,  uma prévia dos seus lançamentos para este ano. Autoral, a canção traz como temática os planos individuais de um casal que enfrenta uma questão comum: “até onde vai o seu apoio?”. Sobre a composição, o artista conta que a faixa aborda um momento decisivo no relacionamento de um casal. “Eles sempre se apoiaram, até que surge uma grande oportunidade de realizar um sonho dele e aí o amor é colocado em cheque entre os dois”, revela Zanq.

A canção segue uma estética Soft R&B, que abusa de melismas e ornamentos vocais, traz nos versos riffs de guitarra e um baixo quente e pronunciado, características que marcam a presença de Zanq nas plataformas digitais.  A faixa já está disponível em todas as plataformas digitais pelo link:

 ONErpm.lnk.to/TenhoPlanos