Linkultura

por Nereide Michel em 30/05/2018

Em tempos globalizados o “feito com as próprias mãos” pode ser apontado como uma reação saudável contra os efeitos de uma automação excessiva. O artesanato, na verdade, é um resgate de memórias afetivas e de tempos tranquilos quando o tricotar,o bordar e o costurar eram um incentivo ao convívio familiar e um exercício à criatividade. Por isso, não surpreende o sucesso registrado por feiras dedicadas aos trabalhos manuais, realizadas principalmente com o objetivo de expandir a sua prática. Uma delas é a Feira Patchwork Design, que depois de passar com expressiva participação de público por São Paulo e Rio, chega a Curitiba. O evento vai acontecer de 14 a 17 de junho, na Expo Renault Barigüi e tem entre os seus atrativos a Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil e a mostra “Boneca de Pano é Gente” com trabalhos de artesãs do Brasil e de outros países. O foco da ação se amplia com um convite para que visitantes participem de uma oficina que ensina a confeccionar pequenas bonecas de pano com mensagens lúdicas a serem doadas a crianças que passam por tratamento em hospitais oncológicos.

ATRAÇÕES

A Feira Patchwork Design tem vários pontos de interesse que justificam uma visita “sem olho no relógio”. A “Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil vai apresentar 20 trabalhos de artistas internacionais e 10 de brasileiros. Entre os estrangeiros, destaque para as obras das americanas Sidnee Snell e Ann Johnston, reconhecidas como umas das mais importantes artistas têxteis dos Estados Unidos. Segundo Zeca Medeiros, organizador da Patchwork Design, há mais de 18 anos, e curador da exposição, “ os trabalhos são quase todos abstratos, uma técnica que dá liberdade ao artista de misturar à vontade cores e texturas”. Às vezes, é difícil acreditar que se está diante de um “quadro tecido” e não pintado.

Conceituada como uma homenagem a Monteiro Lobato, criador da “boneca/gente” Emília, a mostra “Boneca de Pano é Gente” vai apresentar 27 bonecas de vários estados brasileiros e de outros países. Um dos destaques será a “Mumbi – Deusa da Criação” da artista plástica queniana Naomi Wanjiku, agenciada pela galeria de arte inglesa “OctoberGallery” e que já participou de exposições no Brasil. Também vai chamar atenção a boneca Frida, da artesã capixaba Ana Paula Cavalari, que ganhou a medalha de bronze na Exposição de Arte Bunkyo 2015, em São Paulo.

A Feira Patchwork Design vai reunir estandes de serviços e produtos da indústria têxtil como tecidos, maquinários, revistas e livros, produtos de decoração, cama, mesa, banho, vestuário, acessórios e joias artesanais.


Patchwork Design, “Contemporâneo: Exposição Internacional de Arte Têxtil”, Mostra “Boneca de Pano é Gente”, feira de produtos e serviços e ação social.

Quando: de 14 a 17 de junho, das 13 às 19h

Onde: Expo Renault Barigüi

Ingresso: R$ 24 inteira e R$ 12 meia

Site: http://www.bializ.com/patchworkdesign/

404 Not Found

Not Found

The requested document was not found on this server.


Web Server at vps456091.ovh.net