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por Nereide Michel em 23/06/2022

De 7 a 12 de junho Milão foi o foco de atenção do setor de móveis, decoração, arquitetura e design do mundo todo. Um imã que atrai por ter se transformado no principal centro difusor de tendências para estes segmentos. Reflexos da Semana de Design de Milão, tradutores de expectativas e atitudes atuais,  vão ser absorvidos nos principais lançamentos da temporada 2022/2023. Além do Salão do Móvel, que está na 60ª edição, aconteceram na cidade italiana outras ações influenciadoras de projetos criativos para a casa, como  exposições e instalações incluindo as programadas pelo Fuori Salone.

Salone del Mobile Milano

O tema principal do Salão do Móvel de Milão 2022 foi Design with Nature – Design com Natureza –  que nasceu com a proposta de explorar a relação entre a natureza e a forma como se  vive. Nada mais premente nos tempos atuais. 

Por isso, não surpreende que empresas, marcas e profissionais de áreas ligadas à composição de ambientes carimbem passaporte para Milão com o objetivo de buscar referências para os seus produtos e clientes O mundo é globalizado mas personalizado com interpretações do que é apresentado em feiras e eventos focados nos seus públicos específicos: casa, moda, beleza.

PASSADO NO PRESENTE

Adriano Tadeu Barbosa

Buscar referências para suas obras e produtos na capital mundial do Design é o objetivo principal de construtoras e profissionais ligados à área da decoração de todos os continentes. E não poderia ser diferente. Afinal, Milão respira e transpira criatividade e inovação na semana que coloca em destaque tendências e lançamentos no Salão do Móvel e no Fuorisalone.

 A construtora curitibana Bidese marcou presença no evento e anotou seis grandes vertentes que apontam para fórmulas para morar comprometidas com as temáticas: Sustentabilidade, Resgate do Passado, Tropicalidade, Naturalidade, Maximalismo e União. A empresa, segundo informa Adriano Bianchi Ribeiro, head de Marketing da Bidese, está com dois projetos a serem lançados, em breve, na capital paranaense, os edifícios Zen e Lemme, os quais certamente absorverão muitas das inspirações colhidas em  Milão. A cobertura presencial “Bidese em Movimento – Feira de Milão 22”, contou com a participação do comunicador Adriano Tadeu Barbosa, identificado a temas ligados à arquitetura, design e mercado imobiliário. Os insights do evento foram compartilhados nas redes sociais da construtora e serão tema de um bate-papo que acontecerá na CasaCor Paraná, quinta-feira, dia 30 de junho.

Adriano Tadeu Barbosa

Como consequência da junção de referências do passado e do futuro, o maximalismo ganhou força com as (re)leituras dos anos 70, principalmente. Presença de de cores fortes, bolinhas, estampas, listras e xadrez em marcas como Prada e Seletti. O lúdico também ganhou sua máxima expressão na instalação da Missoni, com estampas bem coloridas.

Adriano Tadeu Barbosa

Formas e cores da natureza pontuaram espaços, móveis e acessórios. A Louis Vuitton Objets Nomades, por exemplo, levou os Irmãos Campana para edição deste ano com o sofá Bomboca. Curvas e tonalidades fortes e vibrantes, características que também estavam presentes nas criações dos mobiliários da Dolce & Gabbana. 

AS CORES DA NATUREZA

Salone del Mobile Milano

A Decortiles, que propõe brasilidade e inspiração na arte, moda e arquitetura na produção de suas cerâmicas, foi uma das empresas brasileiras que marcou presença ativa na Semana de Design de Milão. Ela fez uma cobertura especial para o seu Instagram com a participação dos escritórios de arquitetura Redecker, Greisse Panazzolo Arquitetura e Studio Colgaghi. Um trabalho conjunto que apontou uma interessante seleção de insights para ambientes internos e externos.

Divulgação

Estofados com tecidos muito confortáveis e robustos foram uma constante. Bases neutras, geralmente em tonalidades de bege e com muita textura, estavam presentes tanto em mobiliários como em pisos e revestimentos. No espaço ocupado pela Tribu, a luz natural entrava, e com a sombra, produzia um efeito que dava volume aos móveis e revestimentos em meio à vegetação. 

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Tonalidades de azul e laranja predominaram em diversas exposições. No espaço da Miniforms, elas apareceram nas bancadas, paredes e móveis. Tons impactantes para aquecer e aconchegar os ambientes.

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Nos ambientes da Sancal, as cores se misturaram. Seguindo as tendências anunciadas pela WGSN, para 2023/24, o azul cobalto continuará sendo relevante. A natureza gráfica e audaciosa da Galactic Cobalt é perfeita para padronagens e estampas enquanto a Digital Lavender sintoniza com a saúde mental e espiritual.

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 A instalação Mohd in Bloom de Studiopepe, da loja Mohd Officina, foi um dos destaques do Fuori Salone, ao explicitar a importância de tornar os centros urbanos mais verdes. Em meio à vegetação, móveis recriaram a atmosfera de um jardim que, graças ao jogo cenográfico dos espelhos, pareceram multiplicar-se. 

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A Moooi apresentou a exposição multissensorial An Extraordinary Life. Uma interação entre o digital e o físico, que deu as boas-vindas ao espaço com uma dança cenográfica de luminárias, que acompanhava o visitante espalhando aromas. Estampas fortes e texturas nos móveis, tapetes e papéis de parede.

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 A luxuosa marca francesa Hermès também transita no universo do design e da decoração. Nesta edição do evento apresentou seus lançamentos em uma instalação que usou pilhas de papel apoiando móveis, mantas, louças, objetos em couro e luminárias pintadas à mão. Tudo muito colorido e explorando a produção artesanal.

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A mostra Divine Inspiration, do designer britânico Lee Broom, destacou a espiritualidade, uma das tendências apontadas pela Semana de Design de Milão. Nela, referências de templos desde a antiguidade até os dias de hoje. Os 15 anos de atividades do profissional foram comemorados na exposição com o lançamento de seis novas linhas, somando 30 luminárias de vários materiais.

‘TE DESEJO UMA VIDA LONGA”

Serge Guerand

A Natuzzi Italia, que mesmo em tempos globalizados não perde o seu sotaque mediterrâneo, lançou a sua nova coleção The Circle of Harmony – Second Life . Sob a direção criativa de Pasquale Junior Natuzzi, a linha inclui o pufe Terra, do designer italiano Marcantonio, e o sofá Adam, do estúdio holandês Marcel Wanders.

Serge Guerand

Marcantonio foi desafiado a projetar um pufe que representasse a síntese da nova filosofia de design da Natuzzi. A Second Life é baseada na necessidade de reconsiderar o mundo do mobiliário com maior consciência, levando em conta os materiais, o processo e o contexto. O resultado foi o Terra concebido para ter zero impacto ambiental, uma forma chanfrada com linhas arredondadas e uma suavidade que evoca o contorno ovalado de uma azeitona, nascida no solo vermelho da Puglia. As extremidades do assento e do encosto são conectadas por tiras leves que criam uma circularidade inesperada e sustentam todo o projeto.

Serge Guerand

O sofá Adams nasceu do desejo de integrar materiais sustentáveis com um design atemporal inspirado na região de Puglia, que representa as raízes da Natuzzi. O nome é uma referência à ideia central do arquétipo que vai pautar os futuros móveis – o de ganhar uma “segunda vida” pela sua durabilidade. A base de madeira confere ao sofá uma aparência natural e artesanal, enquanto as grandes almofadas do assento e do encosto, com suas linhas suaves e arredondadas, são estofadas com poliuretano Ecolympha by Olmo, composto exclusivamente de materiais naturais e biocompatíveis.

AO ESTILO MINEIRO

Divulgação/ Sier

A Sier Móveis, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, apresentou na Semana de Design de Milão, a sua primeira coleção assinada. Carminha é fruto de uma parceria com o arquiteto e designer Henrique Steyer.

BELEZA DO IMPERFEITO

Pedro Franco/ A Lot of Brasil

Arauco, uma das maiores companhias florestais das Américas, em parceria com Pedro Franco, designer e fundador de A Lot Of Brasil, apresentou o aparador Arauco Kintsugi, produzido com painéis de MDF revestidos da marca. Mesclando simplicidade e sofisticação, o móvel, inspirado nas florestas brasileiras, abre-se com um toque, como se o tronco da árvore se desmaterializasse. Assim, o aspecto inicial minimalista da peça, um retângulo básico, ganha características sinuosas. O aparador tem duas versões uma com melamina Sucupira e melamina Damasco e outra com melamina Escarlate e melamina Titan.

O Arauco Kintsugi é inspirado na  arte japonesa de restaurar cerâmicas ou porcelanas quebradas com laca espanada ou misturada com pó de ouro, prata ou platina. A técnica tem como objetivo demonstrar que beleza não é, necessariamente, sinônimo de perfeição. As curvas do aparador demonstram técnicas de alto nível em marcenaria e acabamento. O móvel conta com recurso tecnológico, possibilitando sua abertura por meio de controles remotos e aparelhos celulares. Augusto Moreno Closets é o parceiro produtivo da peça.

NAS ONDAS DO MEDITERRÂNEO

Protótipo da instalação Influence/Divulgação

A Roca, marca global especializada em banheiros, comemora sua primeira participação na Feira Internacional de Milão 2022, com a impactante exposição Influence, inspirada na nova coleção Ona da Roca (Ona significa onda em catalão), que homenageou o Mar Mediterrâneo, suas paisagens, estilos de vida, cores e aromas. O espanhol Cobalto Studio, de Barcelona, trabalhou este conceito para criar o espaço no Fuorisalone. Uma escultura em larga escala, instalada na Universidade de Milão, literalmente pulsou com o mar –  o ritmo das ondas foi representado por impulsos de luz dourada, criando uma experiência imersiva e sensorial. O ambiente foi tematizado na arquitetura mediterrânea, um estilo enraizado na representação estética do essencial. O Cobalto Studio iniciou o seu projeto com os talaiots  – construções megalíticas nativas das Ilhas Baleares que datam da Idade do Bronze.

 A coleção Ona da Roca exalta a noção da complexidade do elemental, onde a funcionalidade é alcançada através de expressões mínimas e essenciais na forma. A leveza e a pureza dessas formas transmitem acolhimento, simplicidade e autenticidade, com respeito implícito aos materiais naturais.

Influence fez parte do evento INTERNI Design Re-Generation, cujo objetivo é o estímulo de novas propostas de design em que a sustentabilidade é o valor chave para uma nova qualidade de vida. Ao empregar materiais reutilizáveis, a instalação se apropriou da noção de otimização dos recursos naturais presentes na arquitetura proto-racionalista do Mediterrâneo, onde cada elemento de design responde a uma necessidade específica: coleta de água, saúde, temperatura.