Linkultura

por Nereide Michel em 08/07/2015

Passatempo, hobby, terapia, mania…. Definições não faltam quando o assunto são os best sellers do momento: livros para colorir. Na verdade, não se trata de uma novidade surgida em plena era da informatização e da automatização. Quem foi criança nos anos 50,ou 60 lembra bem dos álbuns para colorir que faziam a alegria da petizada. Claro que nada mais natural que a proposta renascesse em um ambiente que pede uma “vacina” de efeito imediato contra o estresse causado pelo ritmo desenfreado do século XXI –  impulsionado ainda mais pela agilidade com que as ações são projetadas e realizadas, graças às facilidades proporcionadas pela comunicação e interação online.

Mas, apesar das páginas de um livro deste gênero serem ocupadas apenas com ilustrações – de indiscutível qualidade e criatividade, destaque-se – ele não é destituído de conteúdo, conforme procuram justificar os contrários à corrente. Este é passado de uma forma básica, simples, sem necessidade de doses elevadas de concentração contando unicamente com uma caixa de lápis de cor como material de aprendizagem.  A moda, por exemplo, está sendo contemplada neste segmento com uma série de lançamentos que ensinam entre outros temas a história dos modos de vestir femininos, exercícios para quem quer criar a sua própria coleção e até mesmo como mergulhar no mundo das estampas de um ateliê.

 

HISTÓRIA DA MODA

Autor: Márcio Alek

Editora Estação das Letras e Cores

As ilustrações de Márcio Alek são um convite para viajar pelo mundo da moda. O roteiro começa no Egito Antigo e se encerra no século XXI com Alexander MacQueen.  É um estudo cuidadoso da forma dos trajes, referências e modelos de beleza femininos que inclui escalas também na Grécia, Roma e Idade Média. Nele é possível acompanhar as mudanças que ocorreram através dos séculos impulsionadas pelas transformações comportamentais geradas pelos grupos sociais. Para cada um dos períodos apresentados no livro  destacam-se a roupa e  o “rosto” (maquiagem, penteado e adornos) que marcaram uma determinada época. São os seus ícones representados também por uma obra artística ou  fotografia, que possibilitam uma experiência diferenciada na evolução da indumentária feminina e seus personagens.

 

ATELIÊ FASHION: ESTAMPAS PARA COLORIR

Autora: Rafaella Machado

Editora: Galera/Grupo Editorial Record

Apaixonada por livros e por estampas, e ainda com gosto pelos lápis de cor desde a infância, Rafaella Machado não hesitou em disponibilizar a sua vocação na elaboração de 40 imagens que compõem o Ateliê fashion: Estampas para colorir. Uma oportunidade para quem quer dar suas próprias cores aos expressivos desenhos assinados pela designer – que vão desde padronagens formadas com animais, objetos e frutas até imagens mais abstratas. Animais abandonados, aliás, são uma das preocupações de Rafaella que vai destinar   50% do total comercializado pelo livro nos primeiros seis meses, a partir do seu lançamento, a instituições que cuidam do seu resgate.

 

A MODA DO MEU JEITO

Autora: Marie Perron

Editora: Alaúde

Para quem sempre gostou de combinar roupas e acessórios em looks cheios de estilo, A moda do meu jeito tem um apelo irresistível. Nas suas páginas, graças às criações de Marie Perron, tanto a moda de rua como a das passarelas estão ao alcance de uma caixa de lápis de cor. Currículo não falta à autora: ex-estilista da Kenzo e ilustradora de revistas como Elle e Cosmopolitan, ela oferece a oportunidade para quem quer se sentir personagem atuante do mundo fashion a vivenciar tal experiência. Com mais de 100 peças assinadas por Marie Perron, o  livro propõe a liberdade de escolher, combinar e harmonizar todas as cores e todos os grafismos, customizando trajes e acessórios para lhes dar um toque pessoal. É possível assim exercitar a criatividade compondo a própria coleção, que inclui bolsas, óculos, sapatos, chapéus, echarpes, saias, camisetas, vestidos e muito mais.

Pensar comportamentos do tempo presente, rotinas que pertencem ao universo jovem e feminino – valores compartilhados por meio da amizade e atualizados em possibilidades de se vivenciar o contemporâneo. Este é o principal objetivo da história contada através de ilustrações por Maria Alice Ximenes, cuja construção se pode participar ativamente colorindo, combinando cores e técnicas de pintura, criando estampas e padronagens para as roupas e elaborando ainda mais o cenário onde cada situação acontece. Adequadamente batizado Entre Amigas, o livro possibilita conhecer cada uma das quatro personagens com suas particularidades: modo de viver o cotidiano, os afazeres diários, como ir ao supermercado, ouvir música, fazer aula de dança, olhar vitrinas e jeitos de se vestir.  A última parte do livro apresenta experiências coletivas vividas sob o signo da amizade, que permitem exercitar ainda mais a criatividade do colorista.

Maria Alice Ximenes é apaixonada por moda e trabalha com ela em várias atividades. Leciona História da Moda, História da Arte, Ilustração de Moda, Design de Acessórios, Desenho de Observação e Planejamento de Coleção. É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) /Colóquio de Moda e consultora de imagem pessoal pelo Bureau Moda&Mercado.

CONTATOS

www.estacaoletras.com.br

www.record.com.br

www.alaude.com.br