Conecte-se

por Nereide Michel em 20/12/2023

Talentos curitibanos da arte de interpretar ganham, cada vez, mais visibilidade no cenário nacional. Alguns projetam ampliar sua atuação além dos palcos locais e há quem, fiel aos seus sonhos, prepara-se para conquistar o seu espaço no concorrido universo de astros e estrelas com brilho globalizado.

“BROADWAY LÁ VOU EU”

Cecília Carollo “Dreams of Dracula”. Foto Amina Theis

 A curitibana Cecília Carollo, cantora, atriz e dançarina intérprete, tem um objetivo prestes a se concretizar: se tornar uma estrela da Broadway. Claro que ela não espera por um milagre ou passe de mágica. Com apenas 21 anos, batalha bastante para realizar o seu sonho. Em  outubro de 2021, ganhou uma bolsa para estudar teatro musical na American Musical and Dramatic Academy (AMDA), uma das melhores faculdades de Nova York. Ao se formar em fevereiro deste ano engatou uma série de shows, incluindo trabalhos em várias produções da Off-Broadway – último degrau para alcançar a sua meta. 

Até o final de dezembro, Cecília Carollo está em cartaz com a peça “Stay”, de Andrea Azomoza, no Vino Theater (teatro que fica no Brooklyn). O enredo não poderia ser mais empático: conta as dificuldades de Ada – papel da curitibana – , Carla e Bárbara, artistas internacionais, amigas e colegas de quarto, que estão tentando ficar e morar nos Estados Unidos antes do término do visto de trabalho.  Este ano, aliás, tem sido de intensa atividade para a atriz. Além da montagem atual, a atriz esteve no elenco de outras produções: “Riders To The Sea” (maio/junho), e no circuito Off Broadway assumiu papéis principais nas montagens “Oh Soledad”(julho/agosto), “Dreams Of Dracula” (agosto/novembro) sempre atuando como atriz, cantora e dançarina. Além do palco, Cecília também trabalha no projeto “Tea Around Town” como cantora solista do ônibus Tea Bus da Topview Sightseeing,  que oferece uma experiência única e viral de Nova York, embutida no roteiro turístico da cidade.

Lembrando que a carreira profissional de Cecília Carollo começou cedo em Curitiba. Com apenas três anos de idade já gravava jingles e materiais educacionais na cidade. Com 6 anos começou a ter aulas de piano e, atualmente, leciona para alunos iniciantes. Ela ainda fez parte do Coral Brasileirinho, dos 8 aos 14 anos, quando desenvolveu suas técnicas de palco, juntamente com participações nos diversos musicais produzidos e realizados pela Escola de Música Suzuki. Também integrou o elenco do Grupo Brasileiro, da FCC,  e cursou cinema e vídeo na Unespar.

ARTISTA MULTIFACETADA

Divulgação

Pietra Silvestri, a primeira atriz com Down do Brasil a ter registro profissional (DRT), teve formação integral no Colégio Estadual do Paraná. Ela também é modelo e influenciadora digital com 940 mil seguidores no Tiktok e 190 mil no Instagram, além de Facebook, Youtube Threads e outros. Seu trabalho é direcionado para a inclusão, mas também fala sobre autoestima abordando moda, maquiagem e lifestyle, sempre com bom humor e muita graciosidade.

Apaixonada pela vida, aos seis anos fez seu primeiro trabalho profissional quando participou da campanha “O Brasil é Carinhoso” da marca Malwee.  Desde então, fez inúmeros trabalhos  como atriz e modelo, fotos, comerciais e peças de teatro. Atualmente faz parte do elenco do longa- metragem “Colegas 2 – O Herdeiro”. No filme, ela é  Fabíula, uma jovem romântica pedida em namoro por um outro morador do Instituto de Adultos com Deficiência e contracena com Glauber Martins.  Em uma das cenas  sua personagem sugere a um jovem chamado Hércules( Eduardo Dietrich)  que eles fujam do local.

“Colegas 2- O Herdeiro”, com estreia marcada para 2024, é um road movie escrito e dirigido por Marcelo Galvão que conta a história de três amigos que resolvem realizar seus sonhos. O elenco traz de volta os premiados protagonistas do primeiro filme, Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, e apresenta novos talentos, incluindo  jovens com síndrome de Down como João Vitor Paiva ( Duda) e  Pietra Silvestri (Fabíula) ) e autismo como Henrique Fernandes no papel de Magrelo. No enredo, um grupo de amigos segue viagem para Punta del Este, no Uruguai, para se hospedar em um hotel que Stalone (Ariel Goldberg), protagonista do Colegas 1, acredita que herdou.

A continuação de “Colegas” tem todos os requisitos para repetir o sucesso de público e de crítica da primeira versão do filme.

INSTANTE MÁGICO

Divulgação

Victor Ferreira começou a estudar teatro em 2016. Quando tinha 13 anos, entrou no CJAP – Centro Juvenil de Artes Plástica, a única escola pública do Brasil com ensino de arte para crianças e adolescentes, localizada no Largo da Ordem, junto com sua irmã. Depois, ficou no GRUTA, Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná, de 2019 a 2022. No eixo Rio-São Paulo, passou pela Escola de Atores Wolf Maya e pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). É também graduando em Artes Cênicas pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná e agenciado pela VOX Talents.

Com tal currículo, Victor Ferreira sente-se preparado para levar adiante o seu projeto de conquistar o público e a crítica com interpretações permeadas pela sensibilidade. O ator, que recentemente foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, tem papel destacado no curta “Um Instante no Tempo” com direção e roteiro de Leandro Kindermann e produção de Lucas Cosbor. Nele, é o jovem Pedro, um garoto que encontra uma forma de lidar com a perda do pai de forma poética e fotográfica ao se deparar com uma câmera que tem a capacidade de congelar o tempo.

Sua presença no elenco de outras produções também apontam para um futuro promissor em sua carreira.  Outro curta, “Todos os Inscritos de Ness” segue uma trajetória bem sucedida em festivais nacionais e internacionais: entrou na seleção oficial Iberoamericana no Sky Line, um festival qualificado para os Prêmio Goya, um dos maiores eventos do cinema espanhol e foi escolhido para integrar as programações do Guarnicê – Festival de Cinema 2022 -, o 16º Festival Taguatinga de Cinema, a 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Festival de Cinema Infantil É Tudo Criança (2022), o 8º Festival Curta Campos do Jordão e a 21ª Goiânia Mostra Curtas.

 O seu nome também está nos créditos do curta “Presente” , “Use sua Voz” (série original HBO Brasil) e no longa-metragem “Doutor Monstro”, com previsão de estreia para 2024. 

NASCE UMA COMEDIANTE

Divulgação

Estreante nas telas, Angélica Pimenta tem motivos para comemorar nesta temporada. Ela dá vida à Sofia, personagem que ganha destaque na cena final e ápice do filme ” Stand Up – Minha vida é uma piada”. Com direção de Miguel Rodrigues e roteiro de Guilherme Avzaradel”, o longa já está no circuito da Rede Cinépolis. A atriz paranaense comparte elenco com nomes estrelados das telas e telonas brasileiras: Fabio Rabin, Marco Luque, Carol Castro, Mika Guluzian, Fafy Siqueira, Lorena Queiroz, Werner Schüneman e Wellington Muniz – Ceará. A tragicomédia narra as desventuras de um acupunturista que sonha em ser um comediante famoso, mas tem a sua piada genial roubada por um humorista decadente e se mete em muitas confusões para se vingar da traição.

Angélica Pimenta protagonizou também o premiado curta-metragem “Thrist- Podher”, lançado em Nova York no final de 2022. Além de brilhar como atriz, a jovem – que também é formada em Jornalismo em Curitiba -, tem se destacado como apresentadora para grandes empresas nacionais e multinacionais, como, por exemplo, Voith Group, Senac, Weg Group e Grupo Elian.

l