Conecte-se

por Nereide Michel em 28/06/2017

… para mais uma Casa Cor Paraná. O endereço da edição 2017 do evento – o Jockey Club do Paraná – faz parte da herança cultural curitibana formada, entre outras influências, por imigrantes europeus que trouxeram para cá o hábito de frequentar hipódromos em tardes elegantes. O primeiro Jockey Club da cidade foi inaugurado em 1.873, conhecido como Prado Jácome estava localizado onde hoje está o Asilo Nossa Senhora da Luz, na Marechal Floriano. A segunda sede recebeu os primeiros páreos, no bairro Guabirotuba, já consagrado como Prado Curitibano. Hoje é lembrado como Prado Velho, nomeando o bairro que abriga a PUC/PR que, aliás, ocupa o espaço do antigo hipódromo. A sede atual, no Bairro Tarumã, foi inaugurada em 1955 – a sua arquitetura é um exemplar modernista reconhecido. Tanto que em 2005 o Jockey Club do Paraná foi tombado como patrimônio histórico da cidade.

A 24ª edição da Casa Cor Paraná, que tem como proposta “Foco no Essencial”, apresenta 42 ambientes assinados por 62 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas. O local, a sede administrativa do Jockey Club, já foi palco de coquetéis, reuniões sociais e até bailes de formatura. Inspiração, portanto, não faltou aos profissionais envolvidos neste “Grande Prêmio”, que em seus projetos valorizaram a harmonia entre o passado e o contemporâneo. Assim, as características de um prédio dos anos 50 não se diluíram na sofisticação dos lançamentos dos anos 2000. Objetivo alcançado e todos os espaços viraram favoritos para capturar o interesse do público.

JARDIM DAS ARTES

Paz, o Jockey Club do Paraná e Brasil se transformaram em fortes referências para os irmãos paisagistas Arnaldo e Luciana Brandão quando eles assumiram a missão de assinar o Jardim das Artes. Por isso, a preferência foi dada a espécies de vegetais naturais da região onde se encontra o hipódromo.

O projeto foi dividido em três setores: no espaço de paz e de encontros, o aconchego do deck de madeira convida a sentar ao redor de uma fogueira. Kokedamas penduradas formam uma cortina de fundo e lembram a história japonesa na 2ª Guerra Mundial quando as plantas, desgarradas dos vasos, sobreviveram devido ao musgo que cresceu e envolveu suas raízes. Na homenagem ao Jockey Club do Paraná, cavalos em um tabuleiro ganharam a interferência de nove artistas que pintaram, cada um, uma peça com total liberdade de expressão. Ao final do evento os trabalhos serão vendidos com renda destinada a uma ONG que trabalha terapias com crianças especiais tendo cavalos como suporte. O Brasil é lembrado nas cores de sua bandeira presentes na vegetação e no mobiliário. Um banco de alumínio com pintura amarela repousa sobre o gramado, pássaros pousados e cerâmicas de Portugal resgatam as origens históricas do país. Uma performance a capela do Hino Nacional faz parte da programação do Jardim das Artes.

SALA DA LAREIRA E TV

Na sua Sala da Lareira e TV a arquiteta Alessandra Gandolfi aproveitou a inclinação original do forro do prédio para compor uma sala agradável, acolhedora e multifuncional. Um painel ripado de madeira, lançamento da Arauco, cobre toda a extensão do forro, criando um interessante jogo de perspectiva, além de ocultar caixas de som, cabos e fios. O controle de luzes, persianas, temperatura e home/cinema é personalizado e acessado via iPad.  O mobiliário solto contemporâneo tem como destaque a utilização da madeira, numa releitura modernista. Peças de designers brasileiros de renome internacional, como Jader Almeida e Ronald Sasson, acrescentam um charme atual e cosmopolita à sala. O sofá NatuzziEditions pode ser configurado de diversas maneiras conforme a necessidade. O toque artístico fica por conta da tela criada especialmente pelo artista plástico André Mendes, uma pintura fora dos padrões tradicionais feita sobre vidro e preservada dentro de uma caixa. Mantas e almofadas com estampas geométricas em tons de verde da Missoni Home, comercializadas com exclusividade pela Cozy Home, contrastam com a paleta neutra do restante do ambiente.

ESPAÇO ZEN

 Katleen Luizaga está estreando em clima de relax nesta edição da Casa Cor 2017. A designer de interiores assina o Espaço Zen, com inspiração na Tailândia. O ambiente é dividido em duas áreas: sala de descanso e SPA. Chama atenção  a textura exclusiva criada pela artista plástica Marilene Ropelato. Mobiliário solto da Lovato Móveis em corda náutica na cor rami, com estrutura de alumínio e base de madeira cumaru, permite que seja utilizado tanto em áreas internas como externas. Os seat gardens da Bali Design, super funcionais, podem ser usados como puff, mesa de apoio ou lateral.

PRAÇA CASA COR

A Praça Casa Cor, com aproximadamente 500m², tem a proposta de integrar vários tipos de materiais, como a madeira em suas diversas formas, o aço corten e uma rica mistura de plantas ornamentais. Projeto concretizado pelas paisagistas Adriana Mosele e Melissa Saad Simioni e pelo engenheiro civil Peter Heinrichs Júnior. Sua principal característica é que o espaço pode ser utilizado para descanso e lazer, tanto por adultos como por crianças, pois nele foi incluído um playground de madeira, com cores vibrantes e atraentes para os pequenos.

ESTÚDIO CONTAINER

O Estúdio Container, assinado pelas arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas comemora uma data especial: os 50 anos da S.C.A.. A empresa lançou nesta edição da Casa Cor a linha Attico, presente na cozinha do espaço, que resultou da união de conceitos de ergonomia, design e materiais tecnológicos e naturais, incluídos no sistema Cartesia. Também faz parte desta proposta uma central multimídia, que assegura o toque de tecnologia da coleção. Entre seus componentes estão um painel em vidro com monitor touch, um box com carregador de superfície para sistemas iOS e Android (o carregamento do celular se inicia automaticamente ao se posicionar o aparelho sobre a base de vidro) e um box com iluminação em LED que podem ser acionados pelo celular ou tablet.

HOME THEATER

Home Theater já se traduz em tecnologia para caracterizar um ambiente que tem como objetivo entreter, reunir amigos, relaxar. E foi justamente neste item que a arquiteta Samara Barbosa  focou sua proposta para destacar as novidades em iluminação automatizada e acústica exclusiva. As placas suspensas em madeira e os vidros fumê criam uma ambientação intimista, complementada pelo mobiliário personalizado. A linha Dotz de luminárias, assinada por Joge Elmor, complementam o decór, e em harmonia com os tons de off white, rosa quartz e cinza, proporcionam uma sensação de aconchego e bem estar.

QUARTO DO BEBÊ

Janaína Macedo envolveu-se de uma maneira muito especial no projeto do seu ambiente. Tanto que ele foi batizado: Quarto da Bebê Nathália, nome de sua primeira filha que nasceu justamente às vésperas da abertura do evento. Para recepcionar sua princesinha ela optou pelo estilo clássico, com móveis Luís XVI, bolseries nas paredes e reprodução em canvas das obras do pintor Edgar Degas, da série  As Bailarinas. Bonecas de pano e a poltrona clássica de amamentação, revestida em tricot, dão o toque de nostalgia ao espaço.

CAFETERIA

Com passaporte carimbado com entradas em vários países do mundo, Walkiria Nossol transferiu para o seu ambiente muito do que viu nos cafés, que têm a sua preferência na hora de dar uma parada estratégica em sua circulada turística. O espaço com 113m2 ganha pontos no quesito aconchego com luminárias em madeira e linho estrategicamente posicionadas. A grande luminária, desenhada exclusivamente para a Cafeteria, foi fabricada em tubos e conexões de cobre e marcenaria em parceria com a arquiteta Anna Paula Amaral. Outra exclusividade é a tela em lona, “Para onde estamos indo?”, criação do joinvilense Paulo Tajes Lindner. Todos os painéis que revestem as paredes são da Masisa em três padrões diferentes: Expresso (cinza intenso), Carvalho Mel (com nunces que vão do marrom claro aos tons de âmbar e amarelados) e Licor, tom entre o bordô e o vinho.

  FAÇAM SUAS APOSTAS!

Com a certeza de cruzar a reta de chegada nas primeiras colocações, arquitetos, designers e paisagistas apostaram nos lançamentos em revestimentos, pisos e acessórios para projetar os seus espaços.  Atenderam principalmente ao desafio desta edição da Casa Cor que propõe o “foco no essencial”. E este pode ser encontrado no equilíbrio entre a praticidade e a beleza ao formar um conjunto que convida a se sentir bem em um ambiente.

Lavabos e toiletes, por exemplo, são ambientes onde novidades em revestimentos e louças ganham vitrine, como os lançamentos encontrados na Impermix,  que complementam os ambientes assinados por Janaína Marques e Jennyfer Gotardo (Lavabo Funcional),  e Eloisa Pasternak Montemezzo e Marcel Takahira Morimitsu, Toilet Funcional.

LAVABO FUNCIONAL

 No Lavabo Funcional projetado pelas designers Janaína Marques e Jennyfer Gotardo, o porcelanato Portinari Lumina imita o mármore, como na bancada das cubas. Nas paredes, o revestimento decorativo Liz White Porcelanosa também cria uma composição de flores em relevo, trazendo volume e, ao mesmo tempo, suavidade ao espaço. 

TOILET FUNCIONAL

 No projeto do Toilet Funcional os arquitetos Eloisa Pasternak Montemezzo e Marcel Takahira Morimitsu optaram pelos revestimentos tridimensionais, como o Decortiles Carbone, que harmoniza com o porcelanato Magma Grafite. As louças na cor marrom fosco são da Deca.

BRINQUEDOTECA E PARQUINHO INFANTIL

Jaqueline Siebert levou o conceito de sustentabilidade para o seu ambiente investindo em uma estrutura de contêiner como base para a Brinquedoteca e o Parquinho Infantil. O espaço é complementado por um tabuleiro de xadrez gigante e peças que remetem à infância de antigamente. O quadriculado do jogo foi feito com porcelanatos Wire Black e Wire Gris, disponibilizados pela Impermix, que também cedeu o revestimento Belice, da Porcelanosa. 

BILHETERIA

 A Bilheteria, projetada pelas arquitetas Bárbara Penha e Pauline Moraes, traz em seu conceito a sofisticação para quem circula pela galeria de arte criada na passagem. Destaque para os revestimentos Diamante Negro, da Portinari, Absolut Black, da Elizabeth, e linha Oala, da Palazzo, encontrados na Impermix.

LOUNGE INSTALO

 Wilson Pinto sempre foi um dos destaques das edições da Casa Cor/PR pela ousadia de seus projetos não raras vezes impactantes instalações. O Lounge Instalo deste ano, construído em dois containers, tem o sol como inspiração, destacando-o como fonte de energia eficiente e sustentável. Para evocar a natureza, o arquiteto escolheu o lançamento Eliane AGA Country, cocriado pela Eliane Revestimentos e o expoente da arquitetura paisagística nacional, Alex Hanazaki. O porcelanato traduz toda a beleza bruta da estética natural, com textura terrosa desenvolvida a partir da pedra natural que confere um clima rústico ao espaço.

CHURRASQUEIRA GOURMET

No projeto da Churrasqueira Gourmet, Maria Alice Crippa e Gustavo Assis pensaram em um casal típico do sul, que gosta de receber amigos e familiares em casa. Com 36m², o ambiente é prático e funcional, seguindo traços simples como na mesa de jantar em tampo de madeira bruta, prateleiras em ferro e apoio das refeições em pedra. Na bancada da churrasqueira, o destaque são os revestimentos Decortiles Twenty Deluxe Nude, aplicados na parede onde a elegância dos arabescos e formas orgânicas – característicos do movimento Art Nouveau – fundem-se à superfície do porcelanato. Os desenhos em alto relevo ficam ainda mais evidentes com a iluminação de fitas de LED instalada ao longo da bancada. Todo mobiliário planejado foi fabricado pela Evoque. Painéis da Masisa podem ser vistos nas paredes e nos móveis que compõem a convidativa churrasqueira.

 HOME FRAGRANCES

No Mels Brushes Home Fragrances, espaço assinado por Eliana Cunha, as pastilhas de madeira da Formighieri contrastam com o piso em cimento queimado. Também estão presentes atrás do balcão de atendimento contribuindo para dar ainda mais aconchego ao perfumado ambiente. 

ESTAR E SALA DE  JANTAR

 O imprescindível contraste com o mobiliário em tons claros e as paredes revestidas no Estar e Sala de Jantar, espaço assinado pela arquiteta Viviane Loyola, foi proporcionado pelo piso de madeira da Formighieri. 

HALL DE ENTRADA

Elegância e impacto entraram na pauta de Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, quando projetaram o Hall de Entrada. O ambiente traz o contraste entre as tonalidades dourado e preto, com uma linguagem extremamente contemporânea. Conferindo sofisticação ao espaço, a iluminação foi direcionada às peças de arte. Os profissionais optaram por revestir o piso da área mais escura com o lançamento Decortiles Laca, porcelanato que remete ao material laca, muito utilizado nos mobiliários orientais. O revestimento cerâmico traz ainda os traços do tempo sobre as superfícies, com efeito arranhado e aspecto fosco. Lançamentos da linha Neo, da Arauco, como o Golden, aliam-se perfeitamente à proposta do espaço – o luxo francês em uma leitura para os tempos globalizados.

BILHETERIA

 A Bilheteria, projeto das arquitetas Bárbara Penha e Pauline Moraes, é uma verdadeira galeria de arte contemporânea, com arquitetura minimalista, na qual os elementos arquitetônicos também se tornam obras de arte sem competir com as peças expostas. O revestimento com o padrão Truffel, lançamento Neo da Arauco, formam um interessante jogo de cores com os padrões Ébano Chess e Canelato.

 

 

Às vezes, em um pequeno detalhe pode estar a definição do que é essencial – tema da Casa Cor 17 –  para o projeto de um ambiente. Pequeno, mas que ao se destacar por características como inovação, design, acabamento e exclusividade, certamente não passa despercebido. Este é o caso da linha de puxadores Puxa Chic para decoração, móveis e acabamentos, que tem fábrica em Pinhais, pertinho de Curitiba, presente nos ambientes  Suíte da Moça e Lavabo Funcional Ele& Ela.

SUÍTE DA MOÇA

Para a Suíte da Moça, a arquiteta Michele Krauspenhar criou um ambiente de 38m², onde a delicadeza e a modernidade são reforçadas pelas linhas mais retas e pela cartela de cores, com nude, cinza e dourado arrematados por algumas pinceladas de tons pastéis.

LAVABO FUNCIONAL ELE & ELA

 No Lavabo Funcional Ele & Ela, a arquiteta Neliza Ferraz e a designer de interiores Nathalia Silva tiveram como premissa fugir do lugar comum para provocar sensações em um espaço instigante e inquieto. Buscaram inspiração na experiência de ambientes monocromáticos, na fragmentação das formas do movimento desconstrutivista e no efeito de geometrização.

LOUNGE LINK

Embora clássico, por ter um longo histórico na decoração dos mais diversos ambientes, o papel de parede ganhou características modernas e funcionais graças aos novos materiais e acabamentos presentes em sua fabricação. Por isso, tem presença garantida na Casa Cor. O Greenry, apontado como o tom do ano pela Pantone, tem destaque especial no Lounge Link dos arquitetos Rafael Carvalho e Gisela Miró. O papel que forra toda a parede do fundo do espaço na cor verde é da marca Élitis, vendida com exclusividade pela Cosy Home, em Curitiba.

SALA DE JANTAR

Arquiteta Cris Daros escolheu o papel de parede de tijolos tipo demolição rústico da Cozy Home para dar um ar despojado à sala de jantar.

QUARTO DA MENINA

SUÍTE DO CASAL

Persianas, tecidos para almofadas e colchas são indispensáveis para conferir estilo a um ambiente que convida a sonhar.  No Quarto da Menina, homenagem à cantora mirim Rafa Gomes, projetado por Melissa Dallegrave, e na Suíte do Casal, com a assinatura da dupla de arquitetas Helena e Letícia Rolim, estes importantes detalhes decorativos e funcionais são da Maison Corbusier.

E CRUZA  A RETA DE CHEGADA

Casa Cor Paraná estará aberta até o dia 16 de julho de 2017, na sede administrativa do Jockey Club do Paraná, na Avenida Vitor Ferreira do Amaral, 2291, bairro Tarumã.