Linkultura

por Nereide Michel em 16/06/2022

Sem a comunicação não haveria a evolução. Ideias não passariam do abstrato para o concreto. Se ela começou com rabiscos em paredes rochosas hoje alcança dimensões difíceis de serem medidas diante da velocidade, que não encontra barreiras, da globalização das mídias digitais. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos formas de comunicação preservadas no decorrer dos séculos ou contemporizadas por atitudes, talvez, contestatórias, mantêm-se ainda imbatíveis pelos objetivos nelas embutidos.

COMUNICAÇÃO NO PAPEL

Escrever à mão é uma cultura que a Montblanc vem difundindo e inovando desde os primeiros anos do século XX e encontra eco não apenas entre um perfil específico de público –   colecionadores de suas canetas exclusivas e requintadas e apreciadores do artesanal ligado ao design perceptíveis nos seus produtos – mas alcança um nicho maior de adeptos atraídos pela importância de se descobrirem através da escrita. Um exercício manual que se harmoniza com o mental e pode espantar o estresse e a ansiedade tão comuns nos agitados dias de hoje.

Não por acaso cada lançamento da Montblanc no segmento é aguardado com expectativa e ansiedade ao redor do mundo. A inspiração da recém-chegada linha às lojas materializa uma fonte  de inspiração de origem da marca de luxo: o Mont Blanc, localizado na França, cujo pico se eleva acima de todas as outras montanhas da Europa. Suas proporções monumentais, que abrigam geleiras e lagos com gelo de beleza cativante, motivaram também nesta temporada a produção de um relógio – o Montblanc 1858 Iced Sea Automatic Date – assim apresentado por Marco Tomasetta, Diretor Criativo da empresa, ” contemplar as profundezas deste gelo alpino é uma experiência incrível que queríamos trazer para nossos produtos, encontrando uma maneira criativa de proporcionar a mesma sensação de admiração e encantamento. “

As geleiras do Mont Blanc sempre estiveram delineadas no emblema de seis pontas da maison que coroa seus instrumentos de escrita enquanto a altura da montanha – 4810 metros – está gravada em suas penas. Os novos elementos de design da coleção Montblanc Meisterstück Glacier evocam a beleza inspiradora de um tesouro natural em extinção. As características de design dos quatro instrumentos de escrita, que compõem a coleção, incluem tons de azul/cinza e branco, uma tecnologia de revestimento PVD que confere à superfície uma aparência brilhante de gelo, bem como gravuras inovadoras nas edições Doué e Solitaire que se assemelham à refração de luz ao atingir cristais de gelo. Com base na lenda de que a geleira Mer de Glace se assemelha a um monstro gigante abraçando a encosta norte do Mont Blanc, cada pena da coleção é gravada com o dragão Mont Blanc Mer de Glace.

As coleções Montblanc Glacier já estão nas boutiques da marca e online. Em Curitiba, na Bergerson, do Pátio Batel.

COMUNICAÇÃO NA CAMISETA

Desde que estampas ganharam destaque na outrora branca, discreta e masculina camiseta, esta peça do vestuário virou unissex e se transformou em tela em branco para transmitir as mais diversas mensagens. Os estilistas curitibanos Alexandre Linhares e Thifany Faria, da marca H-AL, fizeram uma postagem especial no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, que aconteceu em 7 de junho. Uma camiseta pintada, impressa e escrita à máquina de escrever por cima. Eles transmitiram, através da moda, um alerta, que deve ser permanente: o direito de ser livre para ser, pensar e comunicar posicionamentos.