Conecte-se

por Nereide Michel em 14/06/2022

A boa convivência com quem mora ao lado é item desejável quando se escolhe um imóvel para morar. Dar um animado “Bom Dia!” no elevador ou um simpático “Boa Tarde!” no hall de entrada, e receber igual retorno, amplia a sensação de acolhimento porta afora. E quando se tem a Natureza como vizinha? Com certeza, a interação com a residente que nos abraça com o verde a toda hora – basta abrir a janela ou passear pelos seus caminhos – reforça não apenas o sentir-se bem na sua casa como gera um senso de pertencimento que motiva  atitudes para preservar as boas condições de um relacionamento que não precisa de muito para ser perene.

Curitiba não se transformou em capital ecológica por acaso. A cidade foi conquistando o título à medida que parques começaram a se destacar na sua paisagem urbana substituindo a frieza do cimento pelo colorido de árvores e flores. Um reflexo desta privilegiada condição foi percebida na sua população que se integrou, de imediato, a um contexto no qual o meio ambiente ganhou intimidade no cotidiano familiar. A ponto de inspirar lançamentos de construtoras concebidos para evidenciar a presença da Natureza nos projetos. Prédios que tinham nas fachadas arquitetônicas um chamariz  de venda passaram a incluir paisagismo e atrativos ecológicos nas suas propostas para atrair clientes.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Inaugurado em 1972, o Parque Barigui com 1,4 milhão m² de área, três bosques, florestas secundárias e um lago com 230.000 m² é o maior de Curitiba. Não surpreende que seja comparado ao Central Park, de Nova York, Hyde Park, de Londres e ao paulista Ibirapuera que, além de se transformarem em cartões-postais de suas cidades, compartilham a invejável posição de contar no seu entorno com imóveis apontados entre os mais valorizados e luxuosos dos seus respectivos mercados imobiliários.

Uma situação que também está se desenhando, e de forma acelerada, nos arredores da chamada “praia do curitibano”. Cenário privilegiado, por exemplo, de um complexo para morar e trabalhar que está sendo concretizado pelo Grupo Avantti e que muito apropriadamente recebeu o nome de Reserva Barigui. Um duplo comprometimento assumido pelos seus idealizadores: com a Natureza – o empreendimento é cercado por mata nativa e conta com um bosque preservado de 8.000m²   – e com o desenvolvimento da região onde se encontra – está a poucos metros do ParkShoppingBarigüi.

DE OLHO NA VIZINHANÇA

Erlei Shade

Genuinamente paranaense, o Grupo Avantti desenvolveu o Masterplan do Reserva Barigui em conjunto com a Bacoccini Arquitetura e a Takeda Design. O resultado da parceria está demonstrado  em uma gigantesca maquete exposta no local do empreendimento a qual, pelas suas dimensões, dá uma visão realista de como o complexo ficará ao ser totalmente concluído  – a primeira etapa está prevista para ser entregue em julho de 2025. Composto por três empreendimentos integrados e planejados de tal maneira que não importa em qual apartamento ou escritório o futuro ocupante esteja, a exuberante Natureza do Parque Barigui estará sempre ao alcance dos seus olhos. A fachada de silhueta dinâmica, que se conecta e se distingue na paisagem com volumes escalonados, cria diferentes pontos de vista para um incomparável cenário.

Uma das principais características do Reserva Barigui é que foi idealizado para atender expectativas dos mais diversos perfis de público: de um único morador,  um casal sem filhos ou uma grande família. A metragem dos apartamentos vai de 36 m² a 419 m².  Há opções também para quem prefere a praticidade de viver em um studio ou é adepto da contemporaneidade dos lofts.

Três imponentes prédios integram a planta do empreendimento. O Reserva Colina ocupa um terreno de 39.512 m², está elevado a 25 metros do nível do parque e conta com apartamentos de quatro quartos e áreas privativas de 184 m² a 419 m². A arquiteta Cláudia Pereira assina as áreas comuns enquanto Elaine Zanon e Cláudia Machado assumem a decoração dos  halls sociais. O Reserva do Lago é uma torre que ocupa uma área de mais de 27 mil m² com  studios, lofts e gardens de 1 a 3 quartos com áreas de 36 m² a 141 m². O projeto das áreas comuns e halls é de Sergio Valiatti e Luciana Patrão. O Reserva Mirante, localizado em uma  área com mais de 15 mil m², disponibiliza salas comerciais, lojas e lajes corporativas privativas de 39 m² a 1.162 m². Nele,  praças de contemplação vão estar de frente para o Parque Barigui.

HORA DA VISITA

Apartamento de 36 m². Projeto: Giuliano Marchiorato Arquitetos

Para apresentar ao público o conceito que permeia uma obra do porte do Reserva Barigui os empreendedores, além de uma ilustrativa maquete, convidam para um circuito que passa por sete apartamentos decorados, assinados por arquitetos curitibanos, com dependências criteriosamente planejadas para ocupar cada metro disponível nos apartamentos. Fernanda Cassou, Horta e Vello Arquitetura e Interiores, Giuliano Marchiorato Arquitetos, Unic Arquitetura, BST Arquitetura, Maria Elisa Zagonel e Ana Leticia Virmond compõem o elenco de profissionais que valorizaram a funcionalidade e o conforto dos ambientes. Cada um com o seu estilo.

Apartamento de 95m². Projeto: Ana Letícia Virmond

Apartamento de 184m². Projeto: Fernanda Cassou

Apartamento de 255m². Projeto: Horta e Vello Arquitetura e Interiores

PRESENTE E  FUTURO

Segundo Carlos Rosenmann, diretor comercial e de marketing do Grupo Avantti,  a localização de um imóvel ocupa posição de relevância no momento da decisão de compra. “O deslocamento para o trabalho, escola, universidade, shopping favorito, supermercado e regiões com oferta de gastronomia orientam a escolha de uma família. Além do acesso rápido às principais vias e a proximidade com os lugares mais frequentados, o Reserva Barigui entrega um estilo de vida único, no endereço mais disputado da cidade”. O empresário também destaca que a região escolhida para a construção  do complexo imobiliário sintoniza com o futuro da cidade. “Este eixo do Parque Barigui, Rodovia do Café, que faz conexão com Santa Felicidade e o Ecoville, possui todas as características para crescer com expressividade e qualidade construtiva, tanto para casas como para novos edifícios residenciais, além da atração natural de novos serviços para perto”.

ONDE ESTÁ

Reserva Barigui/ Mostra de Decorados

 Rodovia do Café, BR 277, Km 0,5, no Mossunguê 

+ INFOS

 www.grupoavantti.com