Linkultura

por Nereide Michel em 24/06/2021

Em um período em que os espaços culturais estão fechados em razão da pandemia da Covid-19, os projetos culturais estão se reinventando e inovando, com o objetivo de levar ações artísticas para perto das pessoas, como forma de auxílio na manutenção psicológica, convergência comunitária e integração social. Dentro desta realidade, o Programa Guritiba – projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças e suas famílias –, atuará durante a temporada 2021 de forma remota e híbrida. O projeto nesta edição terá oito meses de intensas atividades. Além de formar plateia, com apresentações de espetáculos teatrais e musicais de forma online, o Programa Guritiba também oferece oficinas em arte educação para alunos, bem como formação extra-curricular para educadores. O objetivo é atuar em três frentes de desenvolvimento cultural, que geram um resultado mais convergente.

Como opina a produtora Carol Scabora, coordenadora do programa, “mais do que nunca a arte se faz necessária neste período em que estamos passando, principalmente, no cotidiano das crianças e dos adolescentes. Ela é fundamental no aprendizado, pois promove uma atitude participativa na construção dos sentidos artísticos: sensibilização, percepção, criação, imaginação. Por conta desta necessidade durante a pandemia, os educadores e as instituições estão aderindo ao Programa Guritiba de forma híbrida, como auxilio importante educacional e social”.

Em junho, por exemplo, o sucesso de público, disponibilizado para as escolas e instituições de forma online, é o espetáculo  “Fuzuê do Pererê”, do Grupo Tupi Pererê, que é um recorte para todas as idades com jogos cantados e contos da cultura popular brasileira. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, como artistas e, também, como educadores.

Na programação ainda está a sempre aguardada participação do  arte educador Guga Cidral, conhecido por suas pesquisas de arte e infância. Cidral é músico, ator e brincante, com  formação em Contação de História pela Casa do Contador de Histórias. Como educador em arte, coordena os trabalhos de educação infantil em diversas escolas de Curitiba, bem como foi indicado ao prêmio Jabuti pela coleção “Além das Notas”, escrita em parceria com a Ms. Ana Paula Peters.

Nas atividades para a formação extra-curricular para educadores está bem concorrido o workshop “Palhaçaria em movimento para Educadores”, que visa estimular a arte do palhaço por meios pedagógicos, auxiliando no trabalho dos professores e alunos durante a pandemia nas aulas remotas, quebrando monotonias e trazendo maior atenção à aula, bem como fortalecendo o desenvolvimento de competências da comunicação entre alunos, professores e pais, de forma criativa e lúdica.

COMO PARTICIPAR

As escolas e instituições educacionais e sociais que queiram participar das atividades desenvolvidas pelo Programa Guritiba junto de seus educadores, alunos ou assistidos, devem se cadastrar em um formulário simples no site do projeto (https://programaguritiba.com.br/como-participar/). O Programa Guritiba disponibiliza as apresentações de forma online e física, com todo o suporte de equipamentos, projeções dos conteúdos, auxílio de alimentação e mediação, bem como também concedendo os links das atividades, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária de combate e prevenção da Covid-19. O conteúdo exibido do Programa Guritiba terá toda acessibilidade requisitada pelo espaço – quando necessário – e toda sua distribuição é realizada de forma gratuita.

As atividades estão disponíveis no site

 www.programaguritiba.com.br