Linkultura

por Nereide Michel em 22/10/2015

 Através do registro de bailes é possível traçar uma linha do tempo – voltar ao passado, quando as discotecas e as baladas ainda não haviam assumido a preferência dos adeptos das pistas de dança – e observar uma evolução tanto de roupas e acessórios como de comportamento. Esta é a proposta da exposição Bailes do Brasil, que estará aberta até este domingo, dia 25 de outubro, no Solar Marquesa de Santos, em São Paulo, mas com boas chances de percorrer outras cidades. Trata-se de um acervo de imagem, som e vídeo que retrata diversos momentos desta celebração coletiva e que proporciona uma original abordagem da nossa cultura. Uma cronologia fluída, desde a primeira República do século 19 até os dias atuais. Os curadores Ricardo Feldman e Jum Nakao selecionaram mais de 200 fotos de profissionais nacionais e internacionais, a partir do acervo de instituições públicas e privadas, como Thomaz Farkas, Vania Toledo, Luiz Carlos Barreto, Otto Stupakoff, Maureen Bisilliat e Pierre Verger. A seleção musical produzida a partir de pesquisa sobre aspectos rítmicos brasileiros contribui para a imersão sinestésica dos visitantes. A mostra oferece também, três videoinstalações com figurinos escolhidos exclusivamente por Jum Nakao para esses ambientes.

A exposição Bailes do Brasil é patrocinada pela C&A, maior rede de varejo de moda do País, por meio da lei de incentivo estadual de cultura – PROAC, o que aumenta a expectativa que se torne itinerante.

Crédito fotografias
Alexandre Severo, Ana Carolina Fernandes, Benjamim Abrahão, Carlos Moskovics, Chico Albuquerque, Daniela Dacorso, David Drew Zingg, Denise Perez, Henri Ballot, Hildegard Rosenthal, I Hate Flash, José Medeiros, Lalo de Almeida, Louise Chin e Ignacio Aronovich / LOST ART, Luis Saia, Luiz Carlos Barreto, Marc Ferrez, Marcel Gautherot, Mari Stockler, Maureen Bisilliat, Nana Vieira, Otto Stupakoff, Pablo Di Giulio, Peter Scheier, Pierre Verger© Fundação Pierre Verger, Pio Figueiroa, Ricardo Labastier, Sebastião de Assis Ferreira, Stefan Hess, Thomaz Farkas, Vania Toledo, Vincenzo Pastore, Walter Firmo, Acervo Fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo, Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga / Centro Cultural São Paulo / SMC/ PMSP, Instituto Moreira Salles.