Linkultura

por Nereide Michel em 18/09/2017

A Mostra Literatura Paraná está dando oportunidade para que jovens de comunidades carentes de Curitiba conheçam o trabalho de importantes escritores do nosso estado. Entre estes, Luci Collin, Miguel Sanches Neto e Luís Henrique Pellanda. E de uma maneira que “conversa” com estes novos leitores: através de manifestações artísticas, como o grafite, ou de um bate papo ao vivo com os autores das obras a eles apresentadas.

Geralmente estes adolescentes têm um contato precário com a literatura pelo sistema de ensino convencional, conforme esclarece Kenni Rogers, idealizador e produtor da Mostra. Por isso, a iniciativa coloca este público em contato com textos e poesias, autores e escritores, capacitando-os também a interpretar o que está registrado nas páginas dos livros. Para atrair e envolver os jovens, as obras são apresentadas em atividades como grafite, quando eles são convidados a pintar um painel literário usando as técnicas de stencil, lambe-lambe e mosaico. Também participam de rodas de literatura e cortejos literários, oficinas que desenvolvem habilidade de leitura e interpretação, oficina de ilustração e percussão.

Com esta estratégia mais de mil jovens e crianças do Uberaba, CIC, Pilarzinho e Butiatuvinha estão participando  do evento incluído no  Circuito Cultural Ademilar, iniciativa que está viabilizando uma série de projetos culturais em Curitiba, via incentivo do Mecenato Municipal.