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por Nereide Michel em 07/10/2016

 Quando uma caneta ganha status de joia ela se traduz em um nome: Montblanc. Ela surgiu no início do século XX – 1906 é a data histórica – resultado de muitas pesquisas como resposta a um problema essencialmente prático: evitar borrões na escrita. Isso mesmo as penas disponíveis na época não ofereciam nenhuma garantia de que uma letra, palavra ou uma frase perdesse a nitidez devido a um excesso de tinta ou uma passada de mão distraída sobre o texto. O produto final, contudo, ganhou ares de sofisticação não apenas pela sua característica principal – precisão na escrita – mas também pelos critérios adotados desde o início pela Montblanc.

A proposta da Montblanc era – e continua sendo no século XXI  –  disponibilizar uma caneta diferenciada pelo padrão “luxo” do material utilizado na sua fabricação, incluindo acabamento primoroso e também uma boa dose de criatividade para embutir em cada peça o conceito de exclusividade. Por isso, não surpreende que a cada temporada consumidores fiéis da marca aguardem com tanta expectativa o lançamento da série limitada de canetas inspiradas em personalidades do mundo da cultura ou da política. São peças desenhadas sob a inspiração do estilo de vida e conquistas profissionais dos homenageados e ricamente confeccionadas com detalhes em materiais preciosos. 

A Meisterstück, um clássico da Montblanc,  é onipresente nas vitrines das lojas da marca no mundo todo ganhando sempre novas e desejadas versões. A Ultra Black Special Edition, disponível somente em 2016, é uma homenagem ao legado de 110 anos da marca. O modelo trocou a resina preta brilhante por um elegante acabamento mate, obtido por jatos de areia, mas manteve o acabamento brilhante dos detalhes decorativos revestidos por rutênio e a pena de ouro Au585.

OUTROS LUXOS

Hoje a logo Montblanc também é encontrada em uma série de produtos que mantém viva a filosofia inicial que inspirou o lançamento da icônica caneta. Relógios, artigos de couro, acessórios, perfumes e óculos todos obedecem ao rigoroso padrão luxo da marca: a funcionalidade do design envolvida pela sofisticação. Um critério somente possível quando uma peça é confeccionada segundo cânones artesanais.

 

Recém-chegados ao Brasil, os relógios da coleção Montblanc 1858 caracterizam-se pela releitura contemporânea dos cronômetros criados ao longo dos 157 anos de história da Manufatura Minerva. A fábrica, fundada em Villeret, no vale Saint-Imier, no século XIX, é agora parte integrante da Divisão de Relógios Montblanc. O modelo de aço inoxidável com 44 milímetros de diâmetro indica as horas e minutos e tem acionamento direto dos segundos pequenos às 6 horas. Alças acompanham a curvatura natural do pulso. Pulseira de couro de crocodilo. É uma edição limitada em homenagem ao aniversário de Minerva, que nasceu em 1858.

 Boutiques Montblanc em Curitiba estão nos shoppings Crystal e ParkShoppingBarigüi sob o comando de Marcelo Bergerson.