Linkultura

por Nereide Michel em 12/06/2017

“Parte do acervo do fotógrafo Guilherme Glück (1892-1982), composto por mais de 40 mil chapas de vidro, pertencente ao Museu da Imagem e do Som – MIS – PR, constitui o foco desta exposição. São registros colhidos entre as décadas de 20 e 60 do século passado, em cidades do sul do Paraná e norte de Santa Catarina. Mais especificamente retratos de casamento com lentes concentradas nas noivas, que ontem como hoje, ninguém duvida, são as principais personagens da celebração.

Guilherme Glück eternizou este momento único na vida de moças casadoiras que na simplicidade da vida no interior sonhavam com o “vestido branco”. Maio significava agenda cheia para o fotógrafo. Mês de Maria, Mês das Noivas. Fotos em estúdio – mesmo que improvisado – eram compromissos inadiáveis para os nubentes. A leveza e a riqueza das imagens capturadas por Guilherme Glück expressam tanto costumes de uma época, quando o casamento era obrigatoriedade na sociedade, como materializam sonhos que as fotos teimam em revelar. Não importa o passar do tempo. Fotos preservadas pela família que também guardava carinhosamente o vestido da noiva. Como os vestidos com a assinatura de Eleuther Guimarães (1926- 2016), que ao abrir em 1963 o seu atelier em Curitiba tornou-se um dos profissionais mais requisitados pela alta sociedade da cidade. De suas mãos surgiram os vestidos que complementam esta exposição.

“ Noivas de Glück” são registros fotográficos de sonhos, as de Eleuther Guimarães são sonhos concretizados.”

(Texto original: Nereide Michel que serviu de base ao texto de apresentação da exposição  Noivas de Glück, organizada pelo MIS-PR. Museu da Imagem e do Som do Paraná. )

Nas paredes do histórico prédio, que é sede do MIS/PR. Museu da Imagem e do Som, estão registros de Guilherme Glúck. Com um equipamento que pedia uma dose enorme de técnica e paciência para congelar o instantâneo perfeito, ele percorreu cidades paranaenses e catarinenses, fotografando recém-casados. Dando as boas-vindas aos retratos do profissional, cinco vestidos de noivas confeccionados, com o esmero detalhista exigido pelos cânones da alta-costura, pelo estilista curitibano Eleuther Guimarães. A realização de sonhos une os trabalhos assinados pelo fotógrafo e pelo estilista.

Os vestidos de noiva foram cedidos pela primeira dama do Paraná, Fernanda Richa, Glória Maria de Leão Camargo, Luiza Helena de Leão Camargo, Ana Luiza Leão Rodrigues e Bruna Zarpelon.

EXPOSIÇÃO NOIVAS DE GLÜCK

Em cartaz até 9 de julho de 2017 no Museu da Imagem e do Som, rua Barão do Rio Branco, 395.

Noivas de Glück, curadoria Geferson Vaz.

 Noivas de Eleuther Guimarães, curadoria Paulo Martins, com produção do IMOP – Instituto de Moda do Paraná – e apoio Neuza Vianna.