Linkultura

por Nereide Michel em 29/05/2017

A inspiração é ucraniana, mas a arte de Eloir Jr e Carla Schwab tem sotaque paranaense concretizando uma mistura cultural, que é um dos pilares da identidade da “Terra das Araucárias”. Os dois artistas visuais curitibanos estão entre os convidados da Embaixada da Ucrânia no Brasil e Governo do Estado do Paraná para participar da 24ª edição do Sarau Chatô, agendada para esta quarta-feira, 31 de maio, em Brasília. O evento, que terá o Hípica Hall como local, é uma promoção da Fundação Assis Chateaubriand com patrocínio da Petrobrás e tem como proposta celebrar a herança cultural e hábitos de um povo que fez do Brasil a sua nova pátria.

O casal de artistas leva à galeria de arte do sarau, trabalhos coloridos e cheios de simbologia dos laços entre Paraná e Ucrânia. Eloir Jr. resgata em suas pinturas as memórias trazidas pelos diversos povos ao Paraná em harmonia com araucárias, pinhões e gralha azul. “Procuro demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem de nossa terra, uma terra de todas as gentes”, diz. Carla Schwab explora através de mandalas rendadas o universo vintage feminino com uma arte contemporânea sustentável. “Eu me inspiro nas lembranças e vivências, nas rendas executadas por minha mãe e avó”, relata a artista.

Saudades da Ucrânia, Eloir Jr

Das tramas aos rendados, Carla Schwab

OUTRAS ATRAÇÕES

Entre a gastronomia eslava e o barreado paranaense, a música da Terra de Guairacá e as kolomeikas, a festa multicultural conta ainda com a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Verkhovena de Maringá, Grupo Viola Quebrada e Branco Dipaulo. A Orquestra Filarmônica de Brasília vai prestar uma homenagem aos dois países com canções temáticas. O artesanato será representado pelas tradicionais pêssankas, as porcelanas ucranianas da Vecela Artes de Julia Bordun e colares confeccionados no tear de Simone Popovicz.