Conecte-se

por Nereide Michel em 26/08/2021

Está cada vez mais comum uma situação que parecia improvável há algum tempo: hóspedes com endereço situado na mesma cidade do hotel. Turistas sem viajar? Com a flexibilização de normas que recomendavam, por exemplo, o isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus – medida adotada, com mais rigor, de 2020 a meados de 2021 – esta tendência pode ser atribuída à necessidade de fugir da rotina e passar momentos de lazer e descontração sem grandes deslocamentos.  É o que confirma a gerente do ibis Styles Curitiba Santa Felicidade, Ariela Thompson, ao observar um aumento nas reservas de curitibanos, principalmente, nos finais de semana.

Sem dúvida, é um cenário de retomada nos negócios – um sinal que existe uma demanda reprimida para voltar a desfrutar de mordomias como quarto confortável – sem precisar deixá-lo em ordem – restaurante com cardápio variado, bar com diversidade de drinques, espaço para atividades físicas e esportivas e áreas recreativas para as crianças em um mesmo local. Mas será que a preferência por este ou aquele estabelecimento é comandada apenas por este critério?

Jardim Botânico/Curitiba/ Nivaldo Michel

O crescente contingente de viajantes que buscam destinos próximos de casa – o staycation, do inglês stay (ficar) e vacation (férias) – foi detectado em uma recente pesquisa global realizada pela francesa rede Accor, que indicou que 83% dos entrevistados inserem-se neste perfil, com cerca de três quartos deles optando por um tour doméstico, que não os obrigue a passar horas em um avião ou em uma movimentada rodovia. Uma constatação que motivou empreendimentos hoteleiros a buscar diferenciais para atrair este público que, certamente, quer aliar a sua estadia a uma surpreendente experiência.

Uma expectativa de mercado que fomentou um novo conceito no setor de hospedagem, o de envolver o público em uma atmosfera tematizada que resgata, não raras vezes, memórias afetivas além de aumentar a curiosidade para se conhecer a cidade onde se localizam estes estabelecimentos. Este é, por exemplo, o estilo de mais de 560 hotéis ibis, bandeira pertencente ao grupo Accor, com endereços em mais de 45 países, que através de um design exclusivo seguem uma determinada inspiração transformando-se assim em atrativos extras para os turistas. Não por acaso a palavra Styles  foi agregada ao seu nome, como acontece em três deles situados em Curitiba: ibis Styles Curitiba Centro Cívico, ibis Styles Curitiba Santa Felicidade e o ibis Styles Curitiba Batel.

CASA CURITIBANA

Divulgação

Quem passa pela Mateus Leme, pertinho do Shopping Mueller, encontra uma série de construções que remetem ao período de transição entre os séculos XIX e XX. Entre estas, uma casa, datada de 1880, enraizada na cultura curitibana – é tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade – e que mantém as portas sempre abertas para receber, com um afetuoso abraço, quem chega à capital paranaense. Nela está, com a discrição exigida pelo privilégio do endereço preservado, o ibis Styles Curitiba Centro Cívico. A inspiração, que personaliza os seus ambientes não poderia ser outra senão o destino dos seus hóspedes – a Curitiba que eles tanto sonham em conhecer.

Segundo define Leandro Jesus, gerente do estabelecimento, “o projeto foi criteriosamente desenvolvido para que a experiência de “viver a cidade” já comece quando a reserva é feita gerando uma curiosidade que se concretiza em cada detalhe que identifica os espaços”. Se os moradores locais têm o seu jeito de falar o visitante vai logo se acostumando a ele – nas portas dos banheiros, “piá” e  “guria” revelam quem deve ocupá-los enquanto no restaurante, escritos a giz nos quadros, outros hábitos característicos de sua população se tornam evidentes e jogos americanos com ilustrações dos parques da cidade cobrem as mesas.

O ibis Centro Cívico ocupa outros 8 pavimentos de um prédio erguido nos fundos da casa histórica, onde localizam-se os quartos – cada andar tematizado com uma atração turística: Passeio Público, Parque Tanguá, Parque Barigüi, Bosque do Papa, Jardim Botânico, Parque Passaúna, São Lourenço e Tingui.

Divulgação

Nos corredores, carpetes “imitando” as calçadas em petit pave da área central são um convite para um primeiro passeio curitibano. A luminária é similar às encontradas nos parques da cidade.

Daniel Pinheiro

Na recepção, bancos e placas identificadoras coincidem com os instalados nos parques. O verde lembra a vocação ecológica da capital paranaense. O instagramável mapa em 3D facilita a escolha das opções de passeio.

Divulgação

Divulgação

Nos quartos, a foto revela o tema do ambiente. Design regional valoriza a madeira e está presente no espaço: mesinha em forma de pinhão e cabideiro inspirado nos contornos de uma árvore.

Divulgação

Cabide em forma de lambrequim, funcionalidade que remete a um item decorativo das casas de imigrantes eslavos, que integram a diversidade cultural curitibana.

PASTA DA MAMMA

Leo Kozlik

A influência italiana nos hábitos e costumes curitibanos passa pela cozinha. Quem consegue resistir a uma suculenta macarronada preparada pela mamma aos domingos? Então não precisa pensar muito para descobrir qual tema se espalha pelos diversos ambientes do ibis Styles Curitiba Santa Felicidade – o tradicional bairro gastronômico que mobiliza milhares de turistas, em qualquer estação, graças ao seu cardápio repleto de risotos e massas. Desde o restaurante Capone´s, que segue o conceito de uma salumeria, até os quartos, itens como luminárias em forma de panelas, escorredores de macarrão e raladores de queijo dão o toque “culinário” aos ambientes. Os armários dos dormitórios foram inspirados nos caixotes de tomate. As placas de identificação foram impressas em pratos decorativos e para quem quiser anotar a receita de um Spaghetti alla Carbonara ela está adesivada nas paredes dos corredores. É só clicar e arquivar.

Patrícia Vieira

Nos quartos o painel é formado por…”macarrões”, trabalho desenvolvido em madeira reproduz a textura e as tonalidades do popular prato da gastronomia italiana.

Patrícia Vieira

No espaço de convivência da suíte, luminárias “panelas” e cadeiras que resgatam o artesanato típico da produção local de móveis.

Patrícia Vieira

Se o tema é gastronomia nada mais indicado do que pratos decorados para sinalizar os números dos quartos.

Patrícia Vieira

Segredo revelado na parede dos corredores: como se prepara um suculento “spaghetti”.

“ORA DIREIS OUVIR ESTRELAS”

Patrícia Vieira

A inspiração do parnasianista Olavo Bilac, em seu famoso soneto, também foi estímulo para o interesse de mentes científicas, como Copérnico, Galileu Galilei e Einstein, para buscar nas miradas em direção ao universo, semeado de astros e estrelas, respostas para indagações como a origem e o mecanismo que dinamiza o nosso planeta. Na verdade, este interesse em tentar descobrir o que “dizem” as estrelas sempre fascinou os terráqueos desde tempos imemoriais.

O céu curitibano que desfruta da fama de ter uma beleza límpida, principalmente nas noites invernais, ostenta constelações como o Cruzeiro do Sul e a Órion, onde estão as populares Três Marias, todas visíveis a olho nu. Fonte de inspiração para o  ibis Styles Curitiba Batel, cuja temática oferece, sem dúvida, aos hóspedes a experiência de “ora, direis viver entre estrelas”. A começar pela recepção projetada como um portão de embarque para uma aventura espacial, que continua pelos corredores salpicados de referências siderais e os quartos, que embalam sonhos em uma atmosfera de Terra vista da Lua. A proposta é surpreender o hóspede com uma viagem acoplada ao tour planejado para conhecer a cidade.  “A localização do hotel em meio às agitações da noite curitibana foi  também uma inspiração para criar o seu estilo”,  destaca Ana Carolina Borzani, gerente geral do estabelecimento.

Patrícia Vieira

“Bem-vindo a bordo da nossa nave espacial. E boa viagem”! Recepção do hotel carimba passaporte rumo às estrelas.

Patrícia Vieira

Dizem que ele veio diretamente da constelação Ursa Maior para assumir o comando da jornada sideral. Ilustração do artista Lou Dedubiani, encontrada em vários ambientes do hotel – pode ser vista também em grandes dimensões na parede lateral do hotel – personifica a sua proposta temática.

Patrícia Vieira

Patrícia Vieira

A Terra vista da Lua, quem não se sente flutuando no espaço? A luminária lembra o satélite do nosso planeta.

Daniel Pinheiro

O teto estrelado impacta na passagem para os quartos. Neste, brilham as estrelas da constelação Lobo, visível no hemisfério sul.

Patrícia Vieira

Patrícia Vieira

Neste andar, a constelação Coelho encanta pelo seu gracioso formato. Na ilustração do artista Lou Dedubiani a versão “humanizada” do inspirador animal provoca ainda mais a imaginação dos hóspedes.

Patrícia Vieira

Uma parada obrigatória para toda astronauta. Que tal sentir-se uma viajante pelo espaço sideral? Esta é a sensação transmitida pela arte trabalhada na porta do banheiro delas.

Patrícia Vieira

“O inconcebível sobre o Universo é que ele é absurdamente concebível”. Frase de Einstein estende-se pelos corredores, uma referência a cientistas e astrônomos, como Copérnico e Galileu Galilei, os dois nomeiam salas de reunião do hotel.

ONDE ESTÃO

ibis Styles Centro Cívico, Rua Mateus Leme, 358 

ibis Styles Santa Felicidade, Avenida Manoel Ribas, 5480

ibis Styles Batel, Rua Benjamin Lins, 513