Coisas Novas

por Nereide Michel em 20/04/2022

A Casa dos Sentidos está de portas abertas até o próximo domingo, dia 24 de abril, no ParkshoppingBarigüi. Trata-se de uma exposição interativa com o objetivo de traduzir em forma de expressões artísticas os sentimentos e vivências de uma significativa faixa da população que é portadora do TEA – Transtorno do Espectro Autista. Idealizada pela Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com a participação de artistas, arquitetos e designers, unidos na tarefa de contribuir para a inclusão, aceitação e conhecimento de uma condição que afeta uma em cada 44 crianças no mundo. A experiência bem sucedida envolve ambientes sensoriais que contam com ferramentas para  estimular os cinco sentidos do visitante.

Com 300 metros quadrados de área expositiva, o projeto é baseado em uma construção cenográfica de uma casa, estruturada como instalação de arte, com espaços internos executados a partir das impressões de crianças com autismo em releituras artísticas. Afinal, cada um vê ao seu modo o que está ao seu redor mas o portador de TEA enxerga e interpreta a realidade de uma maneira ainda mais individualista. Partindo dessa constatação a proposta da curadoria, como destaca Nonnie Fenianos, arquiteta da Montenegro Produções Culturais, é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte de forma sensorial e lúdica.

Para concretizar a Casa dos Sentidos, a equipe técnica da Montenegro Produções passou por 10 meses de pesquisas e treinamentos práticos, acompanhados por especialistas em psicologia, pedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Todos os processos e intervenções foram validados por profissionais da área. Além disso, o projeto conta com o apoio de importantes institutos de pesquisa sobre TEA como a Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e o The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.

A PERSPECTIVA DE CADA UM

Leituras, recortes e criações idealizados a partir do universo sensível de crianças e adolescentes com autismo construíram uma casa destinada a estimular os sentidos. “Uma verdadeira oportunidade de enxergar o mundo sob outra perspectiva”, como define Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais. 

COZINHA

Artista: André Coelho

Arquiteto: Givago Ferentz

Vozes, ruídos, barulhos e músicas são a sonoplastia de uma cozinha quando alguém comanda o fogão. Um ambiente sonoro que se transforma em um patrimônio afetivo: a comida. Representações artísticas de sons em diferentes vibrações fazem o público acessar memórias e ativar novas percepções auditivas. 

SALA DE JANTAR

 

Artista: Daniélle Carazzai

Arquiteta: Mariana Saltini

As infinitas possibilidades criativas da fotografia compõem o ambiente para despertar no visitante sensações relacionadas com o tato ativadas em diferentes elementos. Texturas, formas e espaços mostram-se presentes no espaço, propondo outros modos de ver e sentir. A sala de jantar promove uma experiência compartilhada já que todo aquele que toca também é tocado.

QUARTO

Artista: Veronica Fukuda

Arquiteta: Nonnie Feninos

Uma narrativa que usa a ilustração para representar cenários que habitam o imaginário popular desperta surpresas, interrogações e descobertas. Da floresta ao oceano, uma construção estética  estimula o olhar além do que se vê.

SALA DE ESTAR

Artista: Guilherme Zawa

Arquiteta: Guta Nagaro

A sala de jantar foi projetada como um ambiente de desconstrução para provocar estranhamento. Uma aparente inadequação capaz de encantar, surpreender e trazer reflexão sobre a beleza e a potência do que é diferente. As criações artísticas utilizam cerâmica em design inusitado que conduzem à reflexão sobre a beleza do que é o oposto daquilo a que estamos habituados.

CAIXA SENSORIAL

Artista: Eduardo Ramos

Arquiteto: Jorge Teixeira Junior

A Caixa Sensorial foi projetada para ativar todos os sentidos. Luzes, sons e imagens conduzem o visitante ao universo sensível dos portadores do Transtorno do Espectro Autista.

+ INFOS

Idealizado e realizado pela Montenegro Produções Culturais por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto cultural Casa dos Sentidos tem apoio da revista Pinó; patrocínio Tetra Pak, Grupo Barigüi, Britânia Eletrodomésticos, Jaguá Frangos, Compagas, Sanepar, Celepar, Berneck, Engepeças, Ademicon, Perkins, Unimed, Uniserv Manutenções, Copacol, Elejor, Gelnex, HAVAN, Honda Prixx, Plaza Veículos e Ravato; além de parcerias com Associação Amigos do HC, Terapia Cognitiva A_MI, Água e Vida Centro de Psicomotricidade, Tismoo, Multiloja, Tintas Verginia, Human Robotics, Agá e Pormade Portas e produção Guanabara Produções Culturais.

A “Casa dos Sentidos” pode ser visitada no ParkShoppingBarigüi até domingo, 24 de abril, com horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Entrada gratuita, com agendamento antecipado de ingressos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/montenegroproducoes) ou retirada no local, no momento da visitação, sujeito a lotação. Classificação indicativa: livre. 

Após a temporada em Curitiba, a Casa dos Sentidos passará por São Paulo, Brasília e  Califórnia, nos Estados Unidos.