por Nereide Michel em 22/09/2020
De repente, tudo mudou! 2020 apresenta desafios jamais imaginados há bem pouco tempo. Um vírus, do qual ninguém imaginaria ser possível existir, se espalha mundo afora e se torna uma grave ameaça à saúde exigindo medidas como isolamento social e uso de máscara para evitar a sua propagação. Se antes o expediente incluía reuniões, uma intensa jornada de trabalho e uma convivência diária com os colegas nas empresas e escritórios, o “fique em casa” trouxe novas formas de manter-se ativo na profissão. Home office deixou de ser possibilidade para virar obrigatoriedade.
Neste cenário, aumenta a importância de se buscar orientação, conhecimento e experiência que possam ser incorporados, de forma prática e eficiente, ao perfil de quem mantém o foco em uma carreira bem sucedida. Quatro profissionais curitibanas Maria Carolina Avis, Shirley Miranda Camargo, Dani Amorim e Karla Giacomet, cada uma na sua especialidade, apontam caminhos que podem levar à conquista desta meta. Afinal, a expectativa é que a vida volte ao normal em breve e nada melhor do que estar preparado para dar passos largos na direção de seus objetivos.
MARKETING DIGITAL
Segundo Maria Carolina Avis, professora do curso de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter e Shirlei Miranda Camargo, tutora do Curso de Gestão Comercial da mesma instituição de ensino, com o público “entocado em casa” é do marketing uma das missões para construir a ponte entre o consumidor e o produto, entre o cliente e a empresa. Para abrir o diálogo entre estas duas partes a mídia digital assume um papel primordial.
Lembrando que se antes da pandemia, segundo pesquisa da Red Crow Marketing Inc. , cerca de quatro mil anúncios eram vistos diariamente, e que destes a maioria das mensagens publicitárias eram desperdiçadas, a realidade atual pede estratégias e planejamentos mais sofisticados para alcançar o público-alvo concentrado no mundo virtual.
Maria Carolina Avis e Shirlei Miranda Camargo dão dicas para empresários que sabem da importância de destacar seu produto ou marca em um ambiente digital, com tantos apelos e atrativos para desviar o interesse do cliente.
– É preciso saber que o “feito” é melhor do que o “perfeito”, e que só se consegue melhorar o que é feito. Uma marca precisa ter uma presença forte na web e, para isso, é preciso gerir o conteúdo. O primeiro vídeo, postagem ou texto não serão perfeitos. Nem o segundo, o décimo… Mas isso não é motivo para desistência, mas, sim, são oportunidades para aperfeiçoamento.
-Para se obter resultados é preciso ter estratégia. Para isso, é imprescindível conhecer bem o público e planejar todas as ações de curto, médio e longo prazo. Isso inclui conhecer todas as ferramentas e saber que cada uma – como, por exemplo, as redes sociais – tem suas características. Planeje seus conteúdos e garanta frequência e consistência nas publicações.
-É fundamental considerar os canais digitais não como canais de propaganda, mas de relacionamento e de experiência. As redes sociais não podem se transformar em catálogos de venda ou panfletos. As redes sociais, os sites e blogs têm como objetivo ser um canal de comunicação e relacionamento entre marca e consumidor.
– No mundo digital a máxima “no amor e na guerra vale tudo”, pode não funcionar. O marketing tem mais a ver com estratégia do que com propaganda.
MARCA PESSOAL
Diante do novo cenário desenhado por uma imprevista pandemia e suas restrições, como o isolamento social para evitar aglomerações, surgem desafios para profissionais que pretendem se colocar no mercado de forma assertiva revelando o máximo do seu potencial para clientes de seus serviços ou consumidores de seus produtos. Este é o objetivo das consultoras Dani Amorim e Karla Giacomet, que lançaram recentemente a KD Imagem e Marca Pessoal. Elas oferecem orientações individualizadas e em grupo, com temas atualizados e relevantes, que contribuem de forma efetiva ao crescimento pessoal e profissional dos participantes de seus cursos.
As duas profissionais aliaram experiência e conhecimento em áreas distintas – Dani veio do mercado publicitário e Karla do corporativo de grandes empresas – para disponibilizar um assessoramento a quem busca ser bem sucedido em suas escolhas. “Afinal, com a facilidade de acesso a informações, há um nivelamento técnico entre os profissionais. Daí a importância de aspectos comportamentais e do cuidado com a marca pessoal. O profissional precisa comunicar de forma clara e autêntica o que o diferencia e qual a sua entrega de valor”, esclarece Dani Amorim.
Para Karla Giacomet, “não se trata de apontar o certo ou o errado, mas sim fortalecer atitudes autênticas que passam a ser incorporadas a partir das características, do repertório de vida e dos objetivos de cada um”.