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por Nereide Michel em 22/09/2020

De repente, tudo mudou! 2020 apresenta desafios jamais imaginados há bem pouco tempo. Um vírus, do qual ninguém imaginaria ser possível existir, se espalha mundo afora e se torna uma grave ameaça à saúde exigindo medidas como isolamento social e uso de máscara para evitar a sua propagação. Se antes o expediente incluía reuniões, uma intensa jornada de trabalho e uma convivência diária com os colegas nas empresas e escritórios, o “fique em casa” trouxe novas formas de manter-se ativo na profissão. Home office deixou de ser possibilidade para virar obrigatoriedade.

Neste cenário, aumenta a importância de se buscar orientação, conhecimento e experiência que possam ser incorporados, de forma prática e eficiente, ao perfil de quem mantém o foco em uma carreira bem sucedida. Quatro profissionais curitibanas Maria Carolina Avis, Shirley Miranda Camargo, Dani Amorim e Karla Giacomet, cada uma na sua especialidade, apontam caminhos que podem levar à conquista desta meta. Afinal, a expectativa é que a vida volte ao normal em breve e nada melhor do que estar preparado para dar passos largos na direção de seus objetivos.

Maria Carolina Avis

Dani Amorim e Karla Giacomet

MARKETING DIGITAL

Segundo Maria Carolina Avis, professora do curso de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter e Shirlei Miranda Camargo, tutora do Curso de Gestão Comercial da mesma instituição de ensino, com o público “entocado em casa” é do marketing uma das missões para construir a ponte entre o consumidor e o produto, entre o cliente e a empresa. Para abrir o diálogo entre estas duas partes a mídia digital assume um papel primordial.

Shirlei Miranda Camargo

 Lembrando que se antes da pandemia, segundo pesquisa da Red Crow Marketing Inc. , cerca de quatro mil anúncios eram vistos diariamente, e que destes a maioria das mensagens publicitárias eram desperdiçadas, a realidade atual pede estratégias e planejamentos mais sofisticados para alcançar o público-alvo concentrado no mundo virtual.

Maria Carolina Avis e Shirlei Miranda Camargo dão dicas para empresários que sabem da importância de destacar seu produto ou marca em um ambiente digital, com tantos apelos e atrativos para desviar o interesse do cliente.

– É preciso saber que o “feito” é melhor do que o “perfeito”, e que só se consegue melhorar o que é feito. Uma marca precisa ter uma presença forte na web e, para isso, é preciso gerir o conteúdo. O primeiro vídeo, postagem ou texto não serão perfeitos. Nem o segundo, o décimo… Mas isso não é motivo para desistência, mas, sim, são oportunidades para aperfeiçoamento.

-Para se obter resultados é preciso ter estratégia. Para isso, é imprescindível conhecer bem o  público e planejar todas as ações de curto, médio e longo prazo. Isso inclui conhecer todas as ferramentas e saber que cada uma – como, por exemplo, as redes sociais – tem suas características. Planeje seus conteúdos e garanta  frequência e consistência nas publicações. 

-É fundamental considerar os canais digitais não como canais de propaganda, mas de relacionamento e de experiência. As  redes sociais não podem se transformar em catálogos de venda ou panfletos. As redes sociais, os sites e blogs têm como objetivo ser um canal de comunicação e relacionamento entre marca e consumidor. 

– No mundo digital a máxima “no amor e na guerra vale tudo”, pode não funcionar. O marketing tem mais a ver com estratégia do que com propaganda.

MARCA PESSOAL

Diante do novo cenário desenhado por uma imprevista pandemia e suas restrições, como o isolamento social para evitar aglomerações, surgem desafios para profissionais que pretendem se colocar no mercado de forma assertiva revelando o máximo do seu potencial para clientes de seus serviços ou consumidores de seus produtos. Este é o objetivo das consultoras Dani Amorim e Karla Giacomet, que  lançaram recentemente a KD Imagem e Marca Pessoal. Elas oferecem orientações individualizadas e em grupo, com temas atualizados e relevantes, que contribuem de forma efetiva ao crescimento pessoal e profissional dos participantes de seus cursos. 

Dani Amori e Karla Giacomet

As duas profissionais aliaram experiência e conhecimento em áreas distintas – Dani veio do mercado publicitário e Karla do corporativo de grandes empresas – para  disponibilizar um assessoramento a quem busca ser bem sucedido em suas escolhas. “Afinal, com a facilidade de acesso a informações, há um nivelamento técnico entre os profissionais. Daí a importância de aspectos comportamentais e do cuidado com a marca pessoal. O profissional precisa comunicar de forma clara e autêntica o que o diferencia e qual a sua entrega de valor”, esclarece Dani Amorim.

Para Karla Giacomet, “não se trata de apontar o certo ou o errado, mas sim fortalecer atitudes autênticas que passam a ser incorporadas a partir das características, do repertório de vida e dos objetivos de cada um”.