Linkultura

por Nereide Michel em 01/09/2021

Para muitos adultos as mais doces e carinhosas lembranças da infância envolvem alguém muito especial da família – a vovó. É ela quem sempre reservava uma surpresa quando os netos lhe faziam uma visita, que poderia ser o doce preferido ou um mimo que fazia questão de fazer com as próprias mãos. Quando não o tão esperado momento em que a imaginação voava enquanto ela contava as mais incríveis histórias com destemidos heróis, lindas princesas, curiosos personagens que se arriscavam em perigosas aventuras. Mas, tudo bem: o final era sempre feliz!

Pois, os tempos de criança estão de volta com todo o seu encantamento para quem quer revivê-los ou sentir-se participante deles graças a um projeto cultural que está em curso-  e segue até 15 de novembro – “Minha Avó Me Contou – Literatura Paranaense e Tradição Oral”. A sua proposta é resgatar brincadeiras como  cantigas de roda, adivinhas parlendas e quadrinhas populares, além de valorizar o folclore paranaense e brasileiro, estimulando a contação de histórias e incentivando o convívio familiar com mais regularidade e qualidade. 

E histórias não faltam uma vez que 40 episódios compõem a deliciosa iniciativa, transmitidos pelas “antenas do rádio moderno”- o podcast – com textos de autores paranaenses como Adriana Barretta Almeida, Alice Ruiz, Álvaro Posselt, Anderson Novello, Carol Sakura, Célia Cris Silva, Glória Kirinus, Josiane Mayr Bibas, Liana Leão, Lilyan de Souza, Márcio R. Garcia, Silviane Scliar Sasson e Sueli Araújo. Também no repertório lendas e contos populares do Brasil e do mundo nas versões de Flávio Moreira da Costa, Lilyan de Souza, Maria Fernanda Campos, Neil Philip e Ricardo Azevedo. Elementos da tradição oral executados pelo músico Joelson Cruz enriquecem as apresentações.

Quatro textos inéditos de Lilyan de Souza, que também é escritora e mediadora de leitura, são atrações extras da programação: duas narrativas infantis – “Neli, do tamanho de um enorme coração” e “Filipina e Filomena, duas gatas bem pequenas”– e duas lendas paranaenses “A missão divina da Gralha Azul” e “A lenda das Cataratas do Iguaçu: Tarobá e Naipi”. Paralelamente, estão previstos dois Saraus de Histórias da cultura paranaense sob o comando dos contadores de histórias Fabiane de Cezaro e Lucas Buchile, acompanhados do músico Joelson Cruz.

Cristiano Nagel

Para Lilyan de Souza, o projeto é um verdadeiro “arquivo de sensações” e lembranças carinhosas. Em março de 2019, a atriz se despediu de sua avó paterna, mas as boas recordações permanecem e a inspiram em seu trabalho. Na foto, ao lado de Rafael Di Lari, grava um dos episódios com textos de autores paranaenses.

“Minha Avó me Contou” foi idealizado e desenvolvido pela atriz, contadora de histórias e escritora Lilyan de Souza, junto com parceiros como o ator e contador de histórias Rafael Di Lari, o intérprete e bonequeiro Lucas Mattana, os atores Fabiane de Cezaro e Lucas Buchile – todos integrantes da Inominável Companhia de Teatro – além do músico Joelson Cruz, a artista visual Manu Assini e o produtor cultural Cristiano Nagel. O projeto foi aprovado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura 034/2020 – Apoio a Festivais, Mostras e Manifestações Culturais Tradicionais – e é realizado com recursos do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.  Como contrapartida social será realizada gratuitamente uma Vídeo-Oficina de Bonecos dividida em 10 episódios que ensinará a confecção e a manipulação de marionetes, em diferentes técnicas e desafios.

+ INFOS

 Projeto cultural “Minha Avó Me Contou – Literatura Paranaense e Tradição Oral”

Até  15 de novembro de 2021

Como assistir: YouTube, Instagram, Facebook, Spotify e Castbox da atriz Lilyan de Souza

Quanto: Gratuito