Conecte-se

por Nereide Michel em 03/01/2014

O Inverno 2014 já desfilou nos principais eventos de lançamento de coleções do Brasil. Logo, logo, vai substituir o verão nas vitrines. Assim que terminarem as grandes liquidações de janeiro e fevereiro,  roupas pesadas entrarão na mira do consumidor. Mas será que este troca-troca de peças a cada estação já  revela uma Moda Brasileira entre as opções apresentadas nas lojas? Ou ainda é muito forte o apelo de seguir tendências internacionais para não perdera  clientela? Mais importante do que buscar resposta a estas questões é o destaque que deve ser dado ao trabalho incessante e persistente de profissionais e instituições que mergulham em uma pesquisa séria e responsável na cultura brasileira, cobrindo todas as regiões do país, com o objetivo de disponibilizar referências nacionais ao desenvolvimento de roupas e acessórios. Bate-se na mesma tecla há algum tempo, a de que com a globalização, provocada pela velocidade vertiginosa da comunicação via internet, o perigo de se perder conteúdo regional em meio à avalanche de modelos prontos e repetitivos não é uma simples ameaça. É uma constatação a ser avaliada, com real preocupação, por empresários da área da confecção. Ou se apresenta produtos diferenciados e atraentes a um consumidor que nunca vai deixar de ansiar por novidades em qualquer parte do mundo – notadamente o que vive em países com cultura de moda e  prefere investir em peças com “história”  – ou os negócios vão sofrer sérios abalos diante de uma concorrência multiplicada de ofertas pasteurizadas e de baixo custo.

Uma das iniciativas  meritórias – e que no Inverno 2014 completa sua 6ª edição – no sentido de proporcionar aos profissionais da moda brasileira uma fonte de inspiração na cultura do país tem um nome fácil de ser lembrado + B Inspiração Brasil. Graças ao trabalho de pesquisa aprofundado nas manifestações artísticas e de comportamento do país, cada edição concretizada  merece ser guardada não apenas como referência para  uma temporada.  Cada lançamento do + B é obra de biblioteca para ser consultada  hoje e no futuro.

O + B é uma publicação da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), que conta com o apoio da ApexBrasil e Sebrae nacional. É impresso em português e em inglês para se transformar também em veículo difusor da cultura brasileira no exterior. É uma pesquisa que mobiliza uma grande e empenhada equipe de produtores, fotógrafos, designers gráficos, artistas plásticos, redatores, entre outros, convocada para construir um trabalho original e inédito tanto nos textos como nas imagens. Por trás de todos estes profissionais está a coordenação de Rose Andrade, que lançou a primeira semente de um projeto que se fortaleceu no decorrer de temporadas. Hoje se mostra essencial aos profissionais que encaram o seu trabalho com a responsabilidade de quem fabrica mais do que peças a serem usadas no inverno ou no verão. São personagens de um enredo que se desenrola a partir de roupas e acessórios que carregam em si a cultura do seu país.

Para exemplificar o trabalho realizado para o  + B Inspirações, o do  Inverno 2014 seguiu três direcionamentos Luar, Quentão e Bossa Nova. E quem duvida que estes temas não fazem parte do nosso imaginário? Para Rose Andrade, a narrativa desta edição em particular teve o olhar direcionado para o comportamento das pessoas durante o inverno, que muda segundo o estilo de vida nas regiões, sul, norte e nordeste e sudeste do país. Luar, quem resiste à beleza estrelada de um céu prenunciando geada no dia seguinte? Quentão é forte referência ao calor das festas juninas, embaladas pela sanfona que marca o ritmo das quadrilhas e  atraem milhares de turistas ao nordeste. Bossa  é um retrato em preto e branco das metrópoles, cenário de linhas retas e curvas da arquitetura moderna. Com temperaturas baixas aumenta o desejo ficar no seu cantinho e receber os amigos para uma reunião intimista ao som do violão, mesmo um pouco desafinado. Como canta João Gilberto…

 

PARANÁ NO +B

A edição Inverno 2014 do + B tem um atrativo especial aos profissionais da Moda, Cultura e Design do Paraná. A pesquisa nos três temas, Luar, Quentão e Bossa, inclui referências do estado. Sem dúvida, o céu do sul é um dos mais inspiradores, quando é salpicado por estrelas nos meses de junho, julho e agosto – que o digam o diretor Marcos Jorge, o designer Luan Valotto Rodrigues e a ilustradora Maureen Miranda.  Quentão, mesmo destacando as tradições do nordeste, ganha presença paranaense ao incorporar o look de Bianca Pozzi, finalista do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, em uma de suas imagens. O sofisticado estilo curitibano é lembrado no Bossa através de uma funcional  mochila assinada por Jacqueline Salles.

LUAR

Look de Luan Rodrigues, vencedor do 9º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, inspirado em Poty Lazzarotto, o pintor de tantas gralhas azuis espalhadas por Curitiba. O designer imaginou Poty sendo levado aos céus pelas asas da sensibilidade de sua arte.

Ilustração de Maureen Miranda, personagem onírico, que tem  estrelas como companhia. Se a menina em seu sonho segura firme  um balão de gás por que não pode fazer o mesmo com lua?

O premiado filme Corpos Celestes, de Marcos Jorge. Garoto de uma cidade do interior encontra o seu futuro na imensidão do céu, entre estrelas e astros, graças a um telescópio emprestado por um morador ilustre, um americano dado a estudar o universo.

QUENTÃO

A mocinha da família aristocrata típica dos festejos populares do nordeste veste a criação de Bianca Pozzi, que ficou em 3º lugar no concurso Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. Bianca se inspirou em uma das obras da pintora Carla Schwab.

BOSSA

 

Mochila da designer Jacqueline Salles, confeccionada com material reciclado de banners, complemento para uma moda urbana inspirada pela arquitetura moderna, que nasceu ao som da Bossa Nova.