Conecte-se

por Nereide Michel em 29/08/2023

 

 

“POR LOS CAMINOS DE AMÉRICA”

Divulgação

A exposição de pinturas “Por los caminos de América”, do artista plástico colombiano, Henry Magont, é a atração cultural do Alto da XV Mall, em cartaz na Praça de Eventos até 04 de dezembro. São 20 quadros confeccionados com uma técnica exclusiva criada pelo artista: o 3D paisagismo com natureza reciclada. As obras são produzidas de maneira 100% artesanal, desde a estrutura do quadro até a pintura em si. Henry utiliza galhos de árvores, folhas e materiais orgânicos para compor uma estética tridimensional de suas molduras.

A temática da mostra é uma homenagem às paisagens das cidades que o artista está percorrendo em sua viagem pela América Latina, que já somam mais de 10 destinos: Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

ONDE ESTÁ

“POR LOS CAMINOS DE AMÉRICA

Alto da XV Mall

Praça de Eventos

Rua Camões, 601

Até 04 de dezembro

De segunda a sábado, das 10h às 20h e domingo, das 12h às 20h

 

“S.SEBASTIÃO BRASILEIRO”

Lara Baruzzo e a obra / Foto: Isabela França

A obra em óleo sobre tela, “S. Sebastião Brasileiro”, de Lara Baruzzo, retrata o santo, padroeiro do Rio de Janeiro, de uma forma bastante realista e com inúmeras simbologias. A pintura foi produzida especialmente para o Instituto Collaço Paulo de Florianópolis, nas dimensões 1,20m por 2,20m, e traz na sua interpretação anatômica elementos históricos e conceituais. A artista debruçou-se sobre a história do personagem por quatro meses, entre a concepção, estudos preliminares e execução do quadro. O seu conhecimento em anatomia foi essencial para alcançar o resultado que traz força e simbolismo à figura retratada, uma composição plena de elementos igualmente simbólicos que passeiam entre o renascimento, o barroco e o contemporâneo. O santo, flechado por não renegar a sua fé em Jesus Cristo, sobrevive e segue intercedendo pelos valores cristãos do amor e do perdão, sendo o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

Esboços e estudos da pintura. Foto: Isabela França

Na tela, alusões à Batalha de Guanabara, quando se acredita o santo teria aparecido apenas para os índios, como se protegesse o território dos povos originários, à ilha de Florianópolis, com a inclusão de uma imagem de Nossa Senhora do Desterro, e aos  principais ciclos da economia colonial brasileira representados pelas folhas e frutos do café, erva-mate e cana-de-açúcar. Outros símbolos fazem conexão com o sincretismo religioso do país a partir de elementos que remetem às religiões de matrizes africanas.

A obra “S. Sebastião Brasileiro”, de Lara Baruzzo, teve apresentação técnica no dia 31 de outubro, na Artestil, de Liliana Cabral, que representa em Curitiba a artista. A galeria de arte  se encarregou de repassá-la, a seguir, ao Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Entidade sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis, que promove a arte e a cultura com programas educativos para salvaguardar a Coleção Collaço Paulo, do casal Jeanine Gondin Paulo e Marcelo Collaço Paulo.