COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 25/08/2023

Em sua última passagem pelo Brasil, Gisele Bündchen, adepta irrefutável da alimentação natural e vegana, confessou que só tem uma tentação que não consegue resistir e a faz romper com os seus princípios culinários: os docinhos brasileiros. Gaúcha, ela sabe do que está falando. Afinal, estão na região sul e sua cultura europeia os melhores exemplos de uma deliciosa tradição acondicionada em pequenas embalagens mas recheada de criatividade.

O roteiro gastronômico curitibano, sem dúvida, assinala muitas paradas obrigatórias em confeitarias para degustar as especialidades de cada casa  Receitas que, muitas vezes, são segredos de família  ou em outras, resultam do talento de mestres na arte da pâtisserie.

DOCINHOS AUTORAIS

Janaína Pontes, que há 12 anos comanda um atelier de doces finos, jamais se contentou com “receitas prontas”. Claro que elas fazem parte de sua rotina diante do fogão mas, o principal objetivo do seu trabalho está em descobrir novas misturas de ingredientes e jeitos de personalizar as delícias de sua autoria. Para a confeiteira cada docinho escolhido para compor uma mesa em um evento especial deve expressar, através de sua forma, cor e sabor, afeto e carinho.

Segundo a Chef Pâtisserie a confeitaria é muito mais do que o ato de cozinhar. É uma arte que exige criatividade, habilidade técnica e um olhar atento aos detalhes. Nesta especialidade a apresentação dos doces e bolos desempenha um papel importante – a decoração  deve ser elaborada para envolver os sentidos  e proporcionar uma experiência visualmente atraente. Com tal proposta de trabalho, não surpreende que as criações de Janaína Pontes estejam presentes em um expressivo número de festas de casamento. Para cada uma delas a profissional imprime um toque exclusivo levando em conta o estilo e preferências do casal – monogramas de açúcar, enfeites de flores comestíveis, que combinam, por exemplo, com o buquê da noiva, frutas frescas e diferentes coberturas de granulados ou coco decoram a mesa da celebração. A intenção é surpreender os convidados.

Renato Miloch

A receptividade do trabalho artesanal de Janaína Pontes teve uma consequência bem-vinda para quem acompanha a sua trajetória. Em agosto, ela inaugurou um novo endereço, uma pâtisserie no bairro Água Verde, com amplas e acolhedoras dependências. Segundo ela, uma expansão de negócios pede novidades, o que estimula a inovação e a criatividade revitalizando assim o interesse dos clientes e com potencial também de ampliar o número de consumidores.

ONDE ESTÁ

PÂTISSERIE  JANAÍNA PONTES

Rua José Cadilhe, 629, Água Verde, Curitiba

 (41) 99871-4771

@ateliejanainapontes

DA COZINHA DA VOVÓ

Claudia Bonn de Hollanda, fisioterapeuta e descendente de alemães, encontrou em uma das mais tradicionais manifestações da cultura culinária de sua ancestralidade uma forma de expressar o seu talento e afetividade. No Lebkuchen, “a doçura que abraça o coração de quem o prova”. A família de Claudia, aliás,  parece ser dotada de um dom especial para a cozinha. Ela lembra que foi com as tias Marli e Clarena, que comandaram uma das mais tradicionais confeitarias de Curitiba, que aprendeu muitos deliciosos segredos agora adotados na especialidade escolhida para trazer à tona uma vocação que é de berço.

Bolacha tradicional com origem que remonta ao século XV, nos mosteiros de Nuremberg, na região da Bavária, o Lebkuchen é preparado com frutas secas, castanhas, mel e uma cuidadosa combinação de especiarias – delas procedem o seu sabor único e marcante. Em formato de flores é adornado com detalhes de amêndoas douradas em três tamanhos diferentes.

O Lebkuchen tem duas versões: uma com nozes, laranja cristalizada, lâminas de amêndoas, mel e especiarias e outra, com avelãs, damasco, lâminas de amêndoas, mel e um blend especial de chocolate. Coberturas especiais, como esmalte de fondant transparente e brilhante e chocolate meio amargo, complementam essas irresistíveis combinações.

As embalagens refletem o carinho e a dedicação presentes em cada fase da elaboração da receita. A marca TudodiBonn carrega o sobrenome de Bonn de Hollanda e expressa a missão da confeiteira. A proposta é conquistar os paladares mais exigentes. O Lebkuchen é perfeito para presentear em eventos ou ocasiões especiais.

ONDE ESTÁ

TUDODIBONN

(41) 99114-3570

https://www.instagram.com/tudodibonn/