Conecte-se

por Nereide Michel em 22/06/2021

Em um evento online, realizado no dia 25 de maio, a Nivea anunciou o lançamento de um produto. Um produto que não é novo, não fica contido em um pote e que está disponível a todos de uma forma generalizada sem limites de idade, condição econômica e posicionamento comportamental. Aliás, ele está presente entre nós desde tempos imemoriais – impossível detectar a sua origem na caminhada da humanidade – mas, surpreendentemente, muitas vezes, é esquecido e negligenciado. Apesar de seus inúmeros e reconhecidos benefícios precisa, às vezes, de um acidente de percurso para voltar a ser valorizado, buscado com ansiedade e reintegrado nas relações entre familiares, amigos e parceiros. Como está acontecendo nos dias de hoje quando a inesperada propagação de um vírus provocou isolamento social e condenou abraços e outras manifestações mais calorosas de carinho a permanecer em um limbo.  Não poderia ter momento mais indicado do que este – pandêmico –  para a Nivea apresentar o seu propósito no Brasil: o Toque que Transforma e Inspira Conexões.

Na verdade, a Nivea bem antes da pandemia já estava direcionando pesquisas e estudos para destacar a importância do toque humano para a saúde mental e física – com o qual a centenária marca alemã de cosmético tem intimidade. Afinal, quem não se sente bem ao passar delicadamente no rosto uma fórmula cremosa suave e perfumada? Como lembra Christian Goetz, presidente da empresa no Brasil, “cuidar das pessoas faz parte do nosso DNA há 110 anos. O toque na pele desempenha um papel vital para se criar conexões uns com os outros. Por isso, iniciamos essa jornada de conscientização: vamos auxiliar grupos vulneráveis que sofrem com o isolamento social, físico ou emocional. Desejamos criar vínculos verdadeiros e ser relevantes na vida dos consumidores e da sociedade”.

LINKANDO CONEXÕES

Se ainda não é possível, devido às restrições causadas pela pandemia, manifestar, por exemplo, a emoção de um forte abraço em um amigo o toque pode ganhar outra forma de expressão: ser um agente transformador ao inspirar conexões entre as pessoas. É esta a proposta da Nivea ao fortalecer sua missão social e a relação com as centenas de colaboradores no país visando gerar impacto social e transformar a vida de milhares de mulheres e homens. Uma ação mobilizadora que, sem dúvida, vai canalizar adeptos também entre os consumidores dos seus produtos. O objetivo é deixar um legado de transformação para a sociedade incentivando novas posturas e atitudes com relação a grupos como idosos e seus cuidadores, comunidade LGBTQIA+ e mulheres negras de regiões periféricas, que foram definidos graças a uma parceria com a consultoria Purpose.

IDOSOS E CUIDADORES

Juarez e Heloisa se conheceram há 56 anos em São João Del Rey, em Minas Gerais. Para ele, até hoje abraços e carinhos são sinais de amor de conforto. O casal apaixonado – exemplo da importância do toque para manter o equilíbrio físico e emocional –  foi incluído no relatório da Nivea O Estado do Toque Humano, de 2020. Foto: Oliver Lassen. 

No Brasil, mais de 2 milhões de idosos possuem algum tipo de doença mental degenerativa e o sentimento de solidão pode aumentar em 40% a probabilidade do desenvolvimento desse quadro clínico. Nesse processo, os cuidadores acabam sofrendo muito, 35% apresentam mais risco de sintomas de ansiedade e cinco vezes mais chance de depressão. 

AÇÃO: dialogar com os cuidadores para gerar qualidade de vida para quem cuida e para quem é cuidado. Firmar parcerias com  ONGS para auxiliar os idosos e melhorar a capacitação do cuidador com treinamento em massagens terapêuticas, atividades de dança-terapia, experiências sensoriais envolvendo o toque e treinamentos sobre saúde mental.

LGBTQIA+ com foco na comunidade trans

  Nivea coloriu a tradicional latinha azul do seu creme para divulgar a sua mensagem de apoio às causas LGBT.

Além de situações de abandono e falta de apoio pelas próprias famílias, as estatísticas dessa comunidade geram um alerta importante. O Brasil é o país com o maior registro de assassinatos de pessoas LGBTQIA+ no mundo, um a cada 19 horas e a expectativa de vida de mulheres trans e travestis é de 34 anos. 

AÇÃO: jornada de conscientização da sociedade e de combate à LGBT fobia. Apoio às iniciativas desenvolvidas por organizações e coletivos ligados ao grupo que tenham impacto na comunidade, como projetos e casas de acolhimento que recuperem a dignidade e a segurança das pessoas.

 

MULHERES NEGRAS DA PERIFERIA

 Grande porcentagem de mulheres negras carece de reconhecimento do seu valor profissional e papel nas comunidades.

Cinquenta e quatro por cento da população brasileira é formada por pessoas pretas ou pardas – deste total, 28% são mulheres, representando o maior grupo demográfico do país. Com perfil de mobilização local, elas são o suporte da comunidade, acolhem e tocam a vida das pessoas ao seu redor. Cuidam da família, dos vizinhos e da comunidade como um todo e trabalham muito para garantir o sustento da casa.

AÇÃO: desenvolver o talento de mulheres negras por meio de organizações que estimulam formações em trabalhos manuais, levando conteúdo e ferramentas de empoderamento profissional, social e psicológico por meio de treinamentos, capacitação e oficinas. A geração de renda para essas mulheres é uma necessidade urgente para que continuem cuidando de suas famílias e comunidades.

PARCEIRAS DE TRANSFORMAÇÃO

A NIvea já definiu três ONGs parceiras que estarão envolvidas. até o final do ano, nos objetivos a serem alcançados pelo Toque que Transforma e Inspira Conexões.

AACD: parceiros da NIvea há 10 anos vão desenvolver projetos de dança-terapia, massagem terapêutica e capacitação de cuidadores de idosos. As atividades abrangem desde a reabilitação física até questões emocionais para maior autonomia do paciente. 

-TODXSa Nivea vai atuar com a entidade para empoderar a comunidade LGBTQIA+  e educar a sociedade para transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. A marca apoiará o projeto Todxs Embaixadorxs que tem como foco criar líderes que possam disseminar a causa e acolher o público em suas comunidades. 

-PRETAHUBa Nivea fechou parceria com a instituição, que é aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. As ações se concentrarão em dois programas:

-Casa PretaHUB através de apoio financeiro aos espaços – um em São Paulo e outro na Bahia – para compartilhar, co-criar e desenvolver negócios, pautados nos temas de afro empreendedorismo e cultura afro.

-Afrolab: programa de apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo, que terá como um dos focos o fortalecimento da autoestima e a educação financeira. A parceria prevê ainda a execução do programa Afrolab Digital que contará com dicas de marketing digital e oferecerá as redes sociais como um espaço de experimentação para venda de produtos e serviços.