Linkultura

por Nereide Michel em 10/07/2019

Trabalhos com a assinatura de Eleutherio Netto conquistaram grande visibilidade ao compor, com impacto e beleza, diversas ambientações de mostras como a da Artefacto curitibana e CasaCor do Paraná.

Contudo, sua trajetória na arte é bem mais ampla e ela está comemorando 20 anos. Para marcar esta data o artista plástico pensou em uma dupla ação para sintetizar as diversas fases de sua carreira: uma exposição e o lançamento de um livro, que compartilham o nome – “Reminiscências”.

Lex Kozlik

O lançamento do livro aconteceu no dia 2 de julho, no Memorial de Curitiba, o mesmo local onde podem ser apreciadas as obras de Eleutherio Neto. Para compor este “resgate do passado”, que inclui fotografias, pinturas e esculturas, o projeto teve a curadoria da  consultora de arte, Julie Belfer, e a coordenação geral de Maurício Vieira.

No processo de recuperar seus trabalhos anteriores, o artista destaca que sentiu a necessidade de trabalhar novas composições. “Sempre busquei mais, mas após uma viagem ao Parque Indígena do Xingu, em 2018, senti falta justamente do “menos”. Busquei uma nova estética, em que mantive apenas o essencial como as imagens de minhas primeiras fotografias, os pigmentos de minhas pesquisas com cor”, revela Eleutherio Netto.

O projeto conta com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e da Prefeitura Municipal de Curitiba.