COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 06/07/2022

Blends dão o toque “gourmet” a cafés e chás introduzindo as populares bebidas ao círculo de degustadores e apreciadores dos mais sofisticados sabores. Uma conquista que já começa a ser compartilhada por produtos originários também da colheita de outras folhas, como as da erva-mate. Tradicionalmente a sua infusão é ligada ao chimarrão, servido em cuia e sorvido através de uma bomba, que reúne rodas de amigos e familiares em torno de um hábito que faz parte da cultura alimentar do sul do Brasil. Mas o mercado ervateiro já não se restringe apenas a esta opção e o cenário apresenta-se bastante otimista para lançamentos que tem esta planta como matéria-prima, conforme testemunha Carla Mikolaiewski, tea blender e fundadora da Gourmate, empresa paranaense que tem a proposta de materializar novas e refinadas formas de utilizar a erva-mate.

Carla Mikolaiewski e novas formas de utilizar a erva-mate.

Lembrando que o Brasil  produz cerca de 900 mil toneladas de erva-mate, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dado confirmado também pelo Instituto Nacional do Mate (da Argentina) e pelo Centro Yerbateiro Del Paraguay. Portanto, o portfólio da planta, que foi fundamental ao desenvolvimento da região Sul do País, tem todas as condições de ser ampliado. Uma contribuição para mudar a forma de um consumo iniciada há um século é dada pela Gourmate – através de um estudo fundamentado da anatomia da erva-mate e de tudo o que ela pode oferecer a marca está apresentando novos itens saudáveis, práticos e saborosos, como chás, drinks e temperos. A sua logo também está em uma linha de acessórios para o consumo de chás e de água, como squeezes, copos térmicos e garrafas.

Chás, drinks e temperos chegam ao mercado.

No caso dos chás, por exemplo, os blends podem ser consumidos quentes ou frios, em drinks (alcoólicos ou não) ou adicionados ao popular chimarrão. Já as releituras dos temperos chimichurri, ervas de Provence, lemon pepper e mix prático podem ser utilizadas na maioria dos pratos salgados. “A Gourmate foi pensada não apenas para buscar as funcionalidades, mas sim experiência de novos sabores para a erva-mate”, destaca Carla . Pesquisas e testes são realizados na Agroindústria Qualitá do Brasil, fazenda com certificação orgânica da família Mikolaiewski. 

Garantir a delicadeza da introdução da erva-mate seja na alta gastronomia ou no dia-a-dia é fruto de um trabalho de imersão que está sendo vivenciado por vários profissionais visionários do setor que buscam diversificar e sofisticar os itens do portfólio da planta. Um empenho que gerou uma nova especialização – Sommelier de Mate –  com o objetivo de elevar  a capacidade de interpretação de todas as fases da produção. Além de resgatar a história deste cultivo, aprofundar-se nas conjunturas para descrever sobre terroir (fatores naturais que influenciam na elaboração dos blends) e nos principais métodos de processamento da Ilex paraguariensis, o profissional se aperfeiçoa em tons e notas da folha, harmonizações e compreende o valor e o papel do produto na economia. Torna-se, assim, um grande propulsor de sua divulgação tal como aconteceu com o vinho, café, cerveja e chá.

ONDE ENCONTRAR

 Todos os itens, blends, temperos e chás da Gourmate estão no site: https://www.gourmate.com.br