COISA NOVA CARDÁPIO

por Nereide Michel em 18/11/2021

Como todo bom italiano, Paulo Geremia, fundador da hoje consagrada rede de galeterias Di Paolo, mantém forte o vínculo emocional com as suas origens. Tanto que fotos antigas da famiglia Geremia espalham-se pelas paredes da casa recém-inaugurada em Curitiba – lideradas, é claro, pelo nostálgico retrato da nonna e do nonno. Uma conexão carinhosa que inspirou o início de um bem sucedido empreendimento na área da gastronomia.

Nereide Michel

O Galeto Di Paolo nasceu em 1994, quando foi inaugurado o Giuseppe Posto Per Mangiare, em Garibaldi, na Serra gaúcha – o nome foi uma homenagem ao patriarca da família de imigrantes italianos e avô do empresário, Giuseppe Geremia, que saiu da Província de Vicenza, na região do Vêneto, e chegou ao Brasil em 1890. A marca foi substituída por Casa Di Paolo em 2008 para finalmente adotar o Galeto Di Paolo, em 2019, ao completar 25 anos, com o objetivo de reforçar a proposta de valorizar os sabores e temperos da terra dos ancestrais do seu idealizador. Ênfase dada ao típico galeto ao primo canto, que se diferencia na cozinha do restaurante por chegar à mesa do cliente “crocante por fora e suculento por dentro”.

COZINHA AMPLIADA

Da Serra gaúcha o Di Paolo conquistou outras paragens. Hoje a sua logo ostenta a fachada de 10 unidades em quatro estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. A expansão do empreendimento está associada ao formato que lhe deu origem: fidelidade às iguarias típica italianas e atendimento pautado no “sinta-se em casa” – e qual brasileiro resiste a esta irresistível fórmula? Um testemunho vem de Vamdomár Borgés, diretor operacional do endereço curitibano: inaugurado na quarta-feira, dia 10 de novembro, teve lista de espera no domingo, dia 14, e no feriado da Proclamação da República.

Nereide Michel

Motivo de satisfação, sempre renovada, para Jandir Dalberto, sócio de Paulo Geremia nas unidades paulistanas e curitibana, que destaca ” Curitiba foi escolhida pensando em questões estratégicas de crescimento e logística, além do mercado promissor da região. Frequentemente atendemos clientes naturais da capital paranaense em nossos outros estabelecimentos e eles sempre nos questionavam sobre quando iríamos abrir um restaurante na cidade”. Como paranaense o empresário também tinha este sonho, agora realizado no turístico bairro Jardim Botânico, na movimentada esquina da Avenida Omar Sabbag com a Engenheiros Rebouças.

A  CASA CURITIBANA

Nereide Michel

Hortências dão às boas-vindas a quem chega. Comuns nas serras gaúchas não deixam dúvida sobre a origem da galeteria.

Nereide Michel

Nereide Michel

Três ambientes, sendo um com vista para a área externa, decorados com toques artesanais, compõem as amplas instalações.

 A unidade da capital paranaense pode receber até 200 clientes atraídos, certamente, pela filosofia embutida no seu cardápio: a do Comfort Food que acolhe e conforta ao cultivar a herança culinária dos imigrantes italianos estimulando as boas lembranças através de pratos simples e deliciosos e que resgatem também os sabores da infância. Por falar nelas, o menu de sobremesas é um convite a uma visita à cozinha da vovó para nela reencontrar Sagu com Creme, Cocada de Tabuleiro, Pera ao Vinho, Pudim de Leite Condensado, Ambrosia, Doce de Abóbora e muitas outras delícias.

Divulgação

O prato que originou o atual nome da casa, o galeto ao primo canto, tem o seu segredinho: antes de ir ao fogo ele recebe um banho de vinho branco que lhe dá mais perfume e sabor. Então é temperado durante 12 horas em uma mistura de sálvia, manjerona, salsa, cebola, alho, sal, orégano, pimenta e cerveja. Por fim, é assado na brasa de carvão. O seu peso não passa das 500 gramas.

Divulgação

O cardápio apresenta uma sucessão de itens da tradicional cozinha italiana: sopa de capeletti in brodo, pão colonial, salada de folhas, salada de maionese, radicci com bacon, queijo à dorê, polenta frita e brustolada, sete tipos de massas (Spaghetti, tagliarini, nero biano (spaghetti com fios tingidos com tinta de lula), tortéi (massa recheada com abóbora), nhoque, penne integral e capelleti.), nove tipos de molhos (tradicional, ragu de costela, pomodoro, tomate seco, funghi, quatro queijos, manteiga e sálvia, alho e óleo).

Divulgação

Queijo à Dorê é um dos acompanhamentos que todos pedem bis. Que tal acompanhado com o vinho tinto da casa? A refeição é servida à mesa e à vontade​ por R$ 79,00.

Nereide Michel

Na variada adega,  o orgulho de contar com o rótulo autêntico da casa, que ladeia com safras de vinícolas italianas, argentinas, chilenas, espanholas entre outras com carimbo nacional e internacional.

Nereide Michel

Nereide Michel

As raízes gaúchas são uma importante referência na culinária ofertada pela Galeteria Di Paolo que, contudo, está de portas abertas para misturar ingredientes com os de outras regiões do mundo como  da Alemanha e  Mediterrâneo. Basta conferir nas prateleiras da loja do restaurante, instalada na sua entrada, onde são encontrados produtos com a marca Di Paolo, como vinho tinto e branco, suco de uva, cachaça, grappa e também itens de outros fabricantes que diversificam as opções: vinagre balsâmico, azeite de oliva, chá mate orgânico, erva mate para chimarrão e temperos. No freezer, uma seleção de massas prontinhas para serem levadas para casa.

ONDE ESTÁ

Nereide Michel

 

Galeteria Di Paolo

Avenida Prefeito Omar Sabbag, 461, Jardim Botânico, Curitiba 

(41) 99229-1107

@dipaolocuritiba

Estacionamento gratuito